Polícia Militar leva Patrulha Maria da Penha para União dos Palmares e amplia proteção à mulher
Sob o comando da aspirante Carla Azevedo, o policiamento especializado atuará inicialmente três dias por semana, no período das 7h às 19h
A Polícia Militar de Alagoas inaugurou, na manhã desta terça-feira (10), o núcleo da Patrulha Maria da Penha no município de União dos Palmares. A expansão faz parte da estratégia de fortalecimento das ações de defesa da mulher e busca garantir o cumprimento das decisões judiciais em favor das vítimas de violência doméstica na região
O novo núcleo contará com um efetivo exclusivo dedicado à proteção de mulheres que possuem medidas protetivas. Sob o comando da aspirante Carla Azevedo, o policiamento especializado atuará inicialmente três dias por semana, no período das 7h às 19h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a corporação e a prefeitura local, que também disponibilizou uma viatura exclusiva da Guarda Municipal para suporte nas ocorrências.
O lançamento ocorreu no auditório da Prefeitura de União dos Palmares e reuniu autoridades militares, representantes do Poder Judiciário, gestores municipais e secretária de governo.

O comandante-geral da PMAL destacou a importância da expansão da unidade para o interior do estado. "A interiorização da Patrulha Maria da Penha é um compromisso da nossa gestão para garantir que a proteção do Estado chegue a todas as alagoanas. Com este novo núcleo em União dos Palmares, reafirmamos o papel da Polícia Militar não apenas na repressão, mas no acompanhamento contínuo e na preservação da vida daquelas que mais precisam", afirmou o comandante-geral.
Histórico
A Patrulha Maria da Penha nasceu de um acordo de cooperação entre as Secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Segurança Pública (SSP) – em conjunto com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública de Alagoas.

A PMP não existia, de fato, na Organização Básica da PM, mas por meio do Decreto 93.446, de 4 de setembro de 2023, passou a compor a Polícia Militar, dentro da Diretoria de Políticas Preventivas (DPP). Sob a denominação de Patrulha Maria da Penha e Grupos Vulneráveis (PMPGV), o órgão setorial é responsável pelo assessoramento ao diretor de Políticas Preventivas no desenvolvimento da política institucional voltada à proteção da mulher e de grupos vulneráveis”, descreveu o Decreto.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
