TJAL, OAB e entidades cartorárias discutem novo Código de Emolumentos de Alagoas
Lei que atualiza valores dos serviços entra em vigor no dia 29 em Alagoas
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, recebeu representantes da Ordem dos Advogados (OAB/AL) e de entidades cartorárias, nesta quarta (18). No encontro, foi discutido o novo Código de Emolumentos (Lei nº 9.778/2025), que atualiza as taxas dos serviços dos cartórios e passa a vigorar a partir do próximo dia 29.
A OAB/AL apresentou ofício com ponderações a respeito da nova lei. "Criamos um grupo de trabalho que apresentou um parecer sobre todos esses dados. Trouxemos aqui ao conhecimento do Tribunal de Justiça, e a gente vai fazer outras reuniões para buscar minimizar os efeitos dessa nova legislação junto à advocacia e à sociedade", explicou a presidente em exercício da Ordem, Cláudia Medeiros.
O presidente Fábio Bittencourt ressaltou que a lei anterior datava de 1971, necessitando de atualização. "Existiram várias modificações, e nós estamos conversando a respeito delas, mesmo porque já teve a aprovação do Conselho Nacional de Justiça, através de sua Corregedoria-Geral, e também da nossa Assembleia Legislativa e do Poder Executivo estadual".
A preocupação do Judiciário, reforçou o desembargador, é melhorar os serviços cartorários. "Os serviços vão ser prestados de forma mais eficiente, com segurança jurídica. Para isso, realmente, tínhamos que incluir alguns projetos, algumas ações e, logicamente, atualizar o valor dos serviços que serão prestados".
Fábio Bittencourt destacou ainda a importância do diálogo com a OAB/AL. "É muito importante esse diálogo acerca de todas as matérias que envolvem os operadores do direito e a sociedade em geral, porque a OAB e o Poder Judiciário representam o Estado Democrático de Direito".
A juíza Lívia Mattos, auxiliar da Presidência do TJAL, explicou a importância da nova lei de emolumentos. "Ela traz uma atualização muito necessária da cobrança dos serviços, traz também um cenário de melhor estruturação do sistema extrajudicial aqui no estado. A prestação de serviço vai melhorar com isso".
Na visão da magistrada, o TJAL e a OAB/AL têm mais pontos em comum do que divergentes em relação à matéria. "A conversa foi frutífera e mostrou a importância de os atores trabalharem de forma conjunta para que a sociedade seja beneficiada".
Também participaram da reunião a juíza Laila Kerckhoff, auxiliar da Corregedoria; o juiz Thiago Morais, auxiliar da Presidência do TJAL; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), Wagner Falcão; o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis de Alagoas (Arial/AL), Pedro José Alcântara Mendonça, e o vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Alagoas, Fábio Kendi.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
