Mais 10 mil m² de espaços arborizados serão vistoriados pela Defesa Civil de Maceió
Ação preventiva já analisou praças em diferentes regiões da cidade e identificou árvores que necessitam de intervenção
A Defesa Civil de Maceió segue avançando no trabalho de monitoramento da arborização urbana e deve vistoriar mais de 10 mil m² de áreas arborizadas em praças do município até o final deste mês. A ação é realizada em parceria com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e tem caráter preventivo, especialmente diante da proximidade do período chuvoso.
Até o momento, as equipes já realizaram vistorias no Parque Centenário, no bairro do Farol; Praça central do Conjunto Colina dos Eucaliptos, no bairro Santa Amélia; Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes; e na Praça do Skate, na Ponta Verde.
O trabalho tem como objetivo identificar possíveis riscos de queda de árvores, orientar o manejo adequado da vegetação e garantir a segurança da população, sem comprometer o patrimônio ambiental da cidade.
Atualmente, Maceió conta com cerca de 228 praças públicas, além de aproximadamente 28,71 km² de florestas urbanas e 11,62 km² de áreas de arborização urbana, representando cerca de 39% de cobertura vegetal na área urbana da cidade. Essa vegetação desempenha um papel fundamental para a cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura, infiltração da água no solo e manutenção do equilíbrio ambiental.
Para garantir maior precisão, em alguns casos, as equipes utilizam drones equipados com tecnologia LiDAR, capazes de gerar modelos tridimensionais das árvores, medir altura, dimensão das copas e estimar o raio de impacto em caso de queda.
Após essa etapa inicial, o trabalho será ampliado gradativamente para outras áreas da cidade, conforme cronograma técnico estabelecido pela Defesa Civil.
Últimas notícias
Homem é preso após agredir policiais e resistir à abordagem em Marechal Deodoro
Passageiros contêm homem acusado mostrar as partes íntimas em ônibus de Maceió
[Vídeo] Tadeu Schmidt faz homenagem a Oscar Schmidt, se emociona e dedica programa ao irmão
Filha embriagada agride mãe com deficiência física e acaba presa em Arapiraca
TRF5 mantém acordo da Braskem e encerra debate sobre revisão nos Flexais em Maceió
Mulher é presa por embriaguez ao volante após bater em carro estacionado na Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
