Defesa Civil reforça estratégia conjunta para enfrentar período chuvoso em Maceió
Reunião integra ações do programa Previne Maceió e alinha estratégias de prevenção e resposta entre secretarias e concessionárias
A Defesa Civil de Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira(1°), uma reunião de preparação para o período chuvoso com secretarias e instituições que compõem o sistema de Defesa Civil. O alinhamento faz parte das ações previstas no plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió, que é coordenado pelo órgão.
Na ocasião, o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, apresentou o órgão aos presentes e pontuou como funcionam os atendimentos para dar resposta à população em caso de necessidade, principalmente em dias de maior volume de chuvas.
“Nosso objetivo é garantir que todas as instituições atuem de forma integrada, com respostas rápidas e eficazes, principalmente nos dias de maior intensidade de chuva, assegurando a proteção da população”, reforça Abelardo Nobre.
Participaram da reunião a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e as concessionárias Equatorial Energia e BRK.
Como é a atuação do sistema de Defesa Civil
Cada parte envolvida no Previne Maceió tem uma função estabelecida nos períodos de preparação e resposta. Na fase de preparação, cada secretaria e instituição atua de forma preventiva para minimizar os danos causados pelas chuvas e, na fase de resposta, realiza os atendimentos necessários à população.
Em caso, por exemplo, de queda de árvore, a Defesa Civil de Maceió isola o local e afasta as pessoas da área de risco. Na sequência, aciona a Alurb para realizar a remoção e, se a árvore tiver atingido alguma rede de energia, aciona a Equatorial para desligar a rede, a fim de proteger os trabalhadores que farão o serviço.
Já em casos de deslizamento de barreira que cause o desabamento parcial de uma residência, havendo risco de colapso, a Seminfra pode ser acionada para demolir o que restou da edificação e eliminar o risco.
“Todas as ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Maceió possuem protocolo, e esse alinhamento é essencial para que possamos dar uma resposta rápida, trazendo solução e o encaminhamento necessário para cada caso”, finaliza Montenegro, diretor operacional da Defesa Civil de Maceió.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar leva sua trajetória de combate ao crime na disputa ao Senado
Mulher é presa acusada de sequestro e cárcere privado contra irmã em Rio Largo
Estudante de 13 anos morre após passar mal dentro de escola em Maceió
Jovem é arrastado por grupo encapuzado e é executado em grota de Maceió
Câmara de Maceió aprova LDO de 2027 com previsão de orçamento de R$ 5,7 bi
Justiça cassa chapa do PSB e mandato de vereador em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
