Maceió começa a implantar transporte urbano exclusivo para mulheres
Veículos foram plotados na cor rosa para facilitar identificação
Começaram a circular em Maceió, nesta segunda-feira (6), quatro ônibus exclusivos para mulheres. O projeto está em fase piloto e os veículos participantes do programa foram plotados na cor rosa para facilitar a identificação por parte das passageiras do transporte coletivo da capital.
O acesso a esses coletivos é exclusivo para mulheres, pessoas que se identificam com o gênero feminino, crianças de até 12 anos acompanhadas por uma mulher e homens acompanhando mulheres com deficiência. Já homens desacompanhados não podem embarcar nesses ônibus.
Os veículos estão operando em quatro linhas escolhidas estrategicamente pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Os critérios levados em consideração foram os itinerários que possuem alta rotatividade de frota, baixos intervalos entre as viagens e cerca de 60% de usuárias mulheres, com base nos dados do sistema de bilhetagem eletrônica.
Confira as linhas e os horários dos Ônibus da Mulher:
* 601 - T. I. Benedito Bentes/Jatiúca (via Rota do Mar)
Horários: 05:47, 08:51, 15:22 e 17:43, saindo do terminal do Benedito Bentes
* 604 - T. I. Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via Av. Rotary)
Horários: 05:00, 07:30, 10:50, 14:10, 17:10 e 20:10, saindo do terminal do Eustáquio Gomes
* 716 - Clima Bom/Ponta Verde (via Farol)
Horários: 06:15, 09:15, 12:30, 15:50 e 18:50, saindo do terminal do Clima Bom
* 727 - T. I. Eustáquio Gomes/Ponta Verde (via Av. Marília Mendonça)
Horários: 05:10, 09:02, 13:55 e 18:12, saindo do terminal do Eustáquio Gomes
Os ônibus exclusivos para mulheres vão funcionar apenas durante os dias úteis e todos os quatro veículos são equipados com ar-condicionado (modelo Geladão), entradas USB para a recarga de eletrônicos e vagas exclusivas para cadeirantes e mulheres com a mobilidade reduzida.
O valor da passagem é o mesmo praticado no transporte coletivo de Maceió, ou seja, R$ 3,49 para as passageiras que utilizam o cartão Vamu Cidadão e R$ 4,00 para o pagamento nos cartões de crédito ou débito. Além disso, as estudantes com o cartão Vamu Escolar podem usar o Passe Livre no Ônibus da Mulher normalmente.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges, a chegada desse serviço vai proporcionar ainda mais segurança para todas as passageiras. "Se trata de um ambiente mais protegido para que as mulheres possam se deslocar por nossa capital com mais tranquilidade", frisou.
O projeto será monitorado de forma contínua para possíveis ajustes e expansão futura. A fiscalização nos coletivos vai ser feita pelo DMTT em conjunto com a Guarda Municipal de Maceió e a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (SEMUC).
Últimas notícias
JHC lidera todas as pesquisas, amplia vantagem e caminha para vitória no 1º turno em AL
Renan garante adutora que levará água a 5 mil moradores do Sertão
Rio Largo promove evento religioso com duas noites de fé e louvor
Apoio popular impulsiona pré-candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Lula mostra dedo do meio durante evento oficial do governo
70% da população defende punir menores, aponta pesquisa do Datafolha
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
