Preço do petróleo sobe em dia de ultimato de Trump para que Irã reabra Estreito de Ormuz
Termina nesta noite o prazo dado por Donald Trump para que o Irã reabra a rota por onde passa 20% do petróleo e do gás natural consumidos em todo o mundo
O preço do petróleo opera em alta nesta terça-feira (7), rondando os US$ 110 por barril, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.
A guerra entra em um dia decisivo: termina nesta noite o prazo dado por Donald Trump para que o Irã reabra o Estreito de Ormuz, uma rota de trânsito crucial por onde passa 20% do petróleo e do gás natural consumidos em todo o mundo.
Por volta das 13h, o preço do barril de Brent subia 0,33%, a US$ 110,13.
Na segunda-feira (6), Israel voltou a atacar o complexo petroquímico de South Pars, no Irã, o maior campo de produção de gás do mundo. O ataque foi anunciado pelo Ministério da Defesa israelense.
Esta é a segunda vez, desde o início da guerra, que Israel bombardeia o complexo. Na primeira, em meados de março, os Estados Unidos condenaram o ataque e garantiram ao Irã que não haveria novas ofensivas no local.
Contexto: Desde então, o tom dos EUA mudou. No último domingo (5), Donald Trump deu um novo ultimato para que o Irã abra o Estreito de Ormuz, ameaçando atacar usinas de energia e pontes - que são alvos civis.
O cenário agravou as tensões no Oriente Médio. Nesta terça-feira (7), o Exército de Israel fez um "alerta urgente" para que iranianos não viajem de trem nas próximas horas, indicando que realizaria bombardeios contra ferrovias do país em breve.
Segundo a imprensa iraniana, a Ilha de Kharg foi bombardeada nesta terça. Na região, são armazenados 90% do petróleo exportado do Irã.
Pontes também foram bombardeadas em Qom, uma das maiores cidades do Irã, a cerca de 150 quilômetros de Teerã.
A imprensa local fala de um ataque conjunto entre Estados Unidos e Israel. Nenhum dos dois se pronunciou sobre o caso.
Estratégica, a Ilha de Kharg foi poupada da guerra no Oriente Médio nas duas primeiras semanas da guerra. Mas, em meados de março, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou ter bombardeado a ilha.
Trump afirmou, no entanto, que poupou as reservas de petróleo locais e que apenas bases militares de Kharg foram alvejadas.
Últimas notícias
Publicado resultado final da isenção da taxa de inscrição do concurso da Seplag
Luciano Barbosa inaugura Memorial da Mulher e praça modernizada nesta sexta (10)
Parque Municipal de Maceió abre agendamentos para visitas guiadas
Confiança do empresário do comércio de Maceió sobe pelo segundo mês consecutivo
Justiça torna donos de clínica e tia réus por morte brutal de esteticista em Marechal
Arthur Lira é o grande vitorioso em Arapiraca e consolida parceria com Luciano, Daniel e Lucas Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
