Golpe do “Título de Eleitor irregular” volta a circular no WhatsApp
No início de março, uma mensagem similar também buscou enganar sobre supostas irregularidades.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) tomou conhecimento nesta terça-feira (7) de uma nova tentativa de golpe envolvendo mensagens falsas que estão circulando em grupos de WhatsApp. Esta é a segunda vez apenas neste ano que o nome e logomarcas oficiais da Justiça Eleitoral são utilizadas para tentar enganar eleitoras e eleitores. No início de março, uma mensagem similar também buscou enganar sobre supostas irregularidades.
A mensagem fraudulenta que o TRE/AL teve acesso informa que uma suposta “situação irregular” perante a Justiça Eleitoral poderia suspender o acesso a serviços bancários ou a outros serviços oficiais do governo.
No perfil do remetente consta o número (31) 97506 2435 e é utilizada indevidamente a logomarca do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. O texto ainda direciona o usuário para um link chamado “portal-brasil/tse”, incentivando o clique.
Trata-se de uma tentativa de golpe. Nem o número do remetente nem o site pertencem à Justiça Eleitoral. Ao clicar, o usuário é direcionado a uma página falsa, com logomarca semelhante à da Justiça Eleitoral, o que pode induzir a pessoa a acreditar que está em um site oficial.
O TSE e os TREs não enviam mensagens aos eleitores vinculando a regularização do cadastro eleitoral a bloqueios de serviços públicos ou restrições bancárias. A orientação é não clicar em links suspeitos e desconfiar de qualquer mensagem que solicite dados pessoais ou indique restrições bancárias ou relacionados a programas sociais.
A consulta à situação eleitoral e eventuais procedimentos de regularização devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral e o aplicativo e-Título.
É importante observar, no topo da página, o endereço (URL) exibido antes de qualquer ação. O endereço do site oficial do TSE é https://www.tse.jus.br/ , o da Justiça Eleitoral é https://www.justicaeleitoral.j... , e o do TRE/AL é https://www.tre-al.jus.br/.
Últimas notícias
Educação de Maceió divulga calendário de pré-matrículas e matrículas para 2027
Motorista de app é feito refém por 5h sob ameaça em Maceió
Flávio escolhe Deltan para examinar documentos de sigilos de Lula
BR Super Carga inaugura carregador de 240 kW em Maceió e anuncia expansão em Alagoas
Pai, mãe e filha trabalham juntos pela primeira vez em voo e viraliza
Namorado pede mulher em casamento no meio de treino de jiu-jítsu e viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
