MP vai investigar caso de mulher trans impedida de usar ‘Ônibus da Mulher’
Vítima tentou subir em um dos veículos, porém, acabou sendo impedida de subir pelas outras passageiras do ônibus mesmo apresentando documento de identificação
O caso da mulher trans, impedida de entrar no “Ônibus da Mulher”, na última quarta-feira (8) em Maceió, gerou reações diversas após repercussão, tanto nas redes sociais quanto entre a população em geral. Diante da complexidade da situação, o 7Segundos procurou o Ministério Público de Alagoas (MPAL) para saber se a denúncia chegou ao órgão e quais serão as ações tomadas a partir de agora.
Em resposta, o MP informou que, até o momento, não recebeu formalmente nenhum tipo de denúncia sobre o assunto. Entretanto, após a divulgação das notícias em veículos da imprensa, o órgão afirmou que irá instaurar um procedimento administrativo e requerer a abertura de inquérito policial para apurar o fato.
Entenda o caso
Na última segunda-feira (6) os ônibus especiais destinados exclusivamente ao público feminino, em Maceió, começaram a circular. O objetivo é garantir mais proteção para as mulheres nos transportes públicos na capital. Dois dias depois, na quarta-feira (8), uma mulher trans tentou subir em um dos veículos, porém, acabou sendo impedida de subir pelas outras passageiras do ônibus mesmo apresentando documento de identificação.
O 7Segundos entrou em contato com o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Em nota, o órgão informou que não recebeu denúncia oficial sobre o caso.
O DMTT também destacou que, no Ônibus da Mulher, é permitido o embarque de mulheres, incluindo aquelas que se identificam com o sexo feminino, além de crianças de até 12 anos acompanhadas e homens que estejam acompanhando mulheres com deficiência.
O órgão orienta que eventuais casos sejam formalmente denunciados pelo telefone 118, com informações como linha e horário, para que possam ser apurados.
Leia a nota na íntegra
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que não recebeu, até o momento, denúncia oficial sobre o caso citado. O órgão reforça que, no Ônibus da Mulher, é permitido o embarque de mulheres, todas as que se identificam com o sexo feminino, crianças de até 12 anos acompanhadas por uma mulher e homens que estejam acompanhando mulheres com deficiência.
Eventuais denúncias podem ser registradas junto ao órgão por meio do telefone 118.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
