HGE registra mais de 400 atendimentos no Feriadão de Tiradentes
Dados foram computados pela maior unidade de emergência de Alagoas entre o sábado (18) e a terça-feira (21)
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, divulgou, nesta quarta-feira (22), o balanço dos atendimentos realizados entre o sábado (18) e a terça-feira (21) deste mês, durante o Feriadão de Tiradentes. Ao todo, foram registrados 411 atendimentos, evidenciando a alta demanda por serviços de emergência no período.
Entre os casos, 226 foram de natureza clínica, principalmente relacionados a complicações de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; seguidos por 156 atendimentos a pacientes que sofreram acidentes. Também foram assistidas 22 vítimas de agressões, quatro que sofreram queimaduras e três que atentaram contra a própria vida.
Os acidentes, conforme a unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continuam sendo um dos principais motivos de entrada na unidade, com destaque para os 87 registros no trânsito. Desses, 35 foram colisões, 31 envolveram motocicletas, nove capotamentos, oito atropelamentos e quatro acidentes com bicicletas. Também foram contabilizados 67 acidentes casuais e dois ocorridos em ambiente de trabalho.
Agressões
No que diz respeito às agressões, a maior unidade de emergência de Alagoas atendeu 22 ocorrências, sendo 14 por luta corporal, cinco por arma de fogo e três por arma branca. Os dados revelam o impacto da violência urbana na Rede de Saúde Pública. Durante os quatro dias do Feriadão de Tiradentes, também houve a notificação de 162 altas médicas, 125 novas internações, 45 cirurgias e 27 transferências para outras unidades de saúde, panorama que demonstra a complexidade dos atendimentos e a capacidade de resposta do HGE, unidade referência em média e alta complexidade em Alagoas.
Análise e alerta à população
Para o diretor-médico do HGE, Miquéias Damasceno, o balanço do Feriadão de Tiradentes evidencia não apenas a alta demanda, mas, também, a influência direta de fatores externos. Segundo o profissional, além das chuvas registradas durante o período, o perfil dos atendimentos aponta que o consumo de bebidas alcoólicas contribuiu para mais pessoas darem entrada no HGE. “Pistas escorregadias, baixa visibilidade e imprudência no trânsito contribuem para o crescimento dos acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. Além disso, o clima úmido favorece o surgimento de doenças respiratórias, infecções e acidentes domésticos, como quedas e choques elétricos”, detalhou Miquéias Damasceno.
Diante desse cenário, o diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro, alerta a necessidade de cuidados preventivos, como redobrar a atenção ao dirigir em dias chuvosos e evitar o consumo de álcool associado à condução de veículos. Ele também ressalta a necessidade de manter a manutenção preventiva de veículos, especialmente pneus e freios, adotar medidas de segurança dentro de casa e procurar atendimento médico ao surgirem sintomas persistentes.
“O volume expressivo de atendimentos clínicos, aliado ao alto número de acidentes de trânsito, reforça o papel essencial do HGE como porta de entrada para casos graves em Alagoas. A nossa unidade segue operando com equipes mobilizadas e estrutura preparada para atender à população, mesmo em períodos de maior pressão sobre o SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou o gestor do HGE.
Últimas notícias
Entregador age rápido e evita incêndio em cozinha na Índia
PoderData/Aya mostra Flávio Bolsonaro com 51% e Lula com 49% no 2º turno
Irmãs adolescentes são apreendidas com 1 kg de maconha em Messias
Polícia investiga dono de carga com drogas e mil cigarros eletrônicos em Arapiraca
Maceió recebe atos de Flávio Bolsonaro e Lula hoje; veja locais e horários
CEO da Quaest teria feito contrato de R$ 150 mil mensais com Vorcaro
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
