Rafael Brito comemora avanço do fim da escala 6x1 e defende jornadas mais dignas
Deputado reforça a importância da qualidade de vida para os trabalhadores
O deputado federal Rafael Brito comemorou a aprovação da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O parlamentar destacou o avanço como um passo importante para colocar no centro da pauta a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
Defensor de um modelo mais equilibrado, com dois dias de descanso semanal e jornada de 40 horas, Rafael Brito afirmou que a decisão da CCJ abre caminho para que o Congresso avance na construção de uma proposta alinhada às transformações do mundo do trabalho.
“Esse é um passo importante para atualizar a legislação trabalhista brasileira. O país precisa olhar para o futuro e construir soluções que acompanhem as mudanças na forma de trabalhar e viver”, afirmou.
O parlamentar também destacou que jornadas mais equilibradas permitem que o trabalhador invista em qualificação profissional, o que hoje é uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho.
“Ter mais tempo também significa ter oportunidade de estudar, se capacitar e buscar novas oportunidades. A qualificação profissional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade no mundo atual”, completou.
O deputado também ressaltou que a experiência internacional aponta caminhos positivos para a adoção de jornadas mais equilibradas, reforçando que o Brasil pode avançar nesse mesmo sentido.
“Diversos países já avançaram nessa direção, com resultados positivos para trabalhadores e para a economia. É um movimento global que mostra que desenvolvimento e qualidade de vida podem caminhar juntos”, destacou.
Rafael Brito enfatizou ainda que a proposta representa um avanço na valorização do trabalhador, ao reconhecer a importância do descanso, da convivência familiar e do cuidado com a saúde.
“Garantir mais tempo de descanso é investir em saúde física e mental, em convivência familiar e em uma sociedade mais equilibrada. Esse é um debate sobre o tipo de país que queremos construir”, pontuou.
Com a admissibilidade aprovada, a proposta segue em tramitação na Câmara dos Deputados, fortalecendo um debate que impacta diretamente a vida de milhões de trabalhadores e reforça a importância de jornadas mais dignas e equilibradas.
Últimas notícias
Segunda Turma do STF forma maioria para afastar diretor-geral da PF
[Vídeo] Manchas de óleo são encontradas em praias do Litoral Norte de Maceió
Governo de Alagoas publica resultado provisório do concurso da Uneal
Acusado de tentar matar amigo da esposa será julgado nesta quarta-feira (9)
Homem em situação de rua surpreende ao falar inglês durante entrevista
Arapiraca homologa resultado final de seleção para a Assistência Social
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
