Prefeito Pedro Carlos tranquiliza famílias e monitora voçoroca em Rio Largo
A gestão municipal vêm atuando com medidas emergenciais
O prefeito Pedro Carlos tranquilizou a população da Mata do Rolo por meio de um pronunciamento nas redes sociais nesta segunda-feira (27). A gestão tem reforçado as ações de enfrentamento da situação provocada pela voçoroca na região da Mata do Rolo, considerada uma das principais preocupações atuais do município. Desde a identificação do problema, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas emergenciais e estruturais com foco na proteção da população e na busca por soluções definitivas.
A Prefeitura de Rio Largo mobilizou toda a sua estrutura operacional e acionou a Defesa Civil do Estado, iniciando uma atuação conjunta. Como medida imediata, foi realizado o bloqueio da área afetada e a abertura dos trâmites emergenciais. No dia 13 de abril, o município decretou Situação de Emergência, com reconhecimento oficial em nível estadual e federal no dia 16 de abril, garantindo respaldo legal para planejamento e captação de recursos destinados às futuras intervenções definitivas de recomposição.
Entre as ações emergenciais, está o isolamento da Avenida Teotônio Brandão Vilela, principal via da Mata do Rolo, com reforço na sinalização e instalação de manilhas de concreto para impedir o acesso à área de risco. Também foram definidas rotas alternativas para assegurar a mobilidade urbana na região.
Paralelamente, equipes seguem executando obras de recomposição asfáltica nas vias de desvio e em ruas transversais do Conjunto Tavares Granja e áreas adjacentes. A manutenção dessas rotas tem sido contínua, visando minimizar os impactos no dia a dia da população.
“Nós temos reforçado a presença junto aos moradores, com diálogo direto, orientações e acompanhamento das famílias da região. Como medida preventiva, também elaboramos estudos que comprovam que não existe risco que justifique a evacuação da área, e com essa segurança, seguiremos realizando todas as obras necessárias na região para sanar o problema de forma definitiva!”, reforçou o Prefeito de Rio Largo, Pedro Carlos.
O estudo técnico foi realizado pela Defesa Civil de Rio Largo em parceria com outros órgãos técnicos, e trouxe um diagnóstico mais preciso da situação. De acordo com a análise que aponta o crescimento do fenômeno na região e a proximidade das residência., apesar das recomendações, não há, neste momento, indicação de risco iminente que exija a retirada das famílias ou risco imediato de deslizamento de terra, assim como, não existem ocorrências de rachaduras em casas na região da voçoroca. Ainda assim, o monitoramento segue permanente, com planejamento estruturado para respostas rápidas em caso de mudanças no cenário.
A gestão municipal continua alimentando o sistema federal com informações atualizadas, etapa fundamental para viabilizar recursos e avançar para a execução das obras definitivas de recuperação da área. As Secretarias Municipais seguem em ação conjunta, concluindo o projeto de recuperação da via a fim de minimizar os efeitos da voçoroca, enquanto a Defesa Civil Municipal segue realizando monitoramento permanente no local, com a análise das condições meteorológicas, a fim de identificar qualquer anormalidade.
A Prefeitura reforça que em caso de emergências, o telefone da Defesa Civil municipal segue funcionando com atendimento 24h por dia, através do número: (82)99664- 4650. A gestão do Prefeito Carlos segue acompanhando de perto toda a situação, com responsabilidade e compromisso, priorizando a segurança e a preservação de vidas da população de Rio Largo.
Últimas notícias
Foi picado por escorpião? Saiba qual unidade de saúde procurar em Alagoas
Prefeitura de Colônia Leopoldina lança editais de concursos públicos
Homem é preso com cocaína e pistola em residência no Salvador Lyra, em Maceió
Motorista perde controle de Hilux e sai da pista na AL-110, em Arapiraca
Foragido da Justiça por furto é preso após ser identificado por câmera no Centro de Maceió
Novo binário: DMTT anuncia mudanças em ruas do bairro de Cruz das Almas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
