Pacientes denunciam falta de medicamento controlado há dois meses na Farmex em Alagoas
Segundo os relatos, pacientes que dependem do medicamento enfrentam dificuldades para manter o tratamento, já que a medicação é utilizada de forma contínua e não pode ser interrompida
Pacientes atendidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, denunciaram, nessa segunda-feira (11) a falta do medicamento Creon 25.000 UI há cerca de dois meses em Alagoas. O serviço é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Segundo os relatos, pacientes que dependem do medicamento enfrentam dificuldades para manter o tratamento, já que a medicação é utilizada de forma contínua e não pode ser interrompida em diversos casos clínicos.
O Creon é um medicamento à base de pancreatina, indicado para pessoas com insuficiência exócrina do pâncreas, condição em que o organismo deixa de produzir enzimas digestivas suficientes. O remédio é utilizado por pacientes com fibrose cística, pancreatite crônica, câncer de pâncreas e também por pessoas submetidas à retirada parcial ou total do órgão.
Ainda conforme os denunciantes, muitos pacientes não conseguem comprar o medicamento devido ao alto custo nas farmácias, onde uma caixa com 30 cápsulas pode ultrapassar R$ 170.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Ceaf segue abastecido com a versão de 10 mil unidades internacionais do medicamento. Já em relação ao Creon 25.000 UI, a pasta afirmou que foi aberto um processo licitatório emergencial para regularizar o fornecimento.
Segundo a Sesau, o processo está atualmente na Procuradoria Geral do Estado (PGE), aguardando parecer conforme previsto na Lei de Licitações.
Confira nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO Fornecimento do Medicamento Creon
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) está abastecido e com dispensação regular da versão de 10 mil unidades internacionais. Quanto à versão de 25 mil Unidades Internacionais, informa que, para agilizar a regularização da entrega, foi aberto processo licitatório de compra emergencial, que já se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE), aguardando parecer, conforme determina a Lei das Licitações.
Últimas notícias
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 305 milhões
Mãe é suspeita de agredir filha de 4 anos internada em hospital de Palmeira
Milei é o único presidente da América do Sul a não reconhecer vitória de Lula
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Ladeira da Moenda
Protesto cobra Justiça por morte de gata espancada em academia de Maceió
Motociclista embriagado resiste a abordagem, mas acaba preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
