Caso Master: foragido de operação da PF é preso em Dubai
Victor Lima Sedlmaier é suspeito de ataques cibernéticos, invasões telemáticas, derrubada de perfis e monitoramento digital ilegal
A Polícia Federal prendeu, neste sábado (16), um foragido da 6ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga crimes envolvendo o Banco Master, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O preso é Victor Lima Sedlmaier. Ele é suspeito de ser um dos membros do grupo "Os Meninos", que era especializado em ataques cibernéticos, invasões telemáticas, derrubada de perfis e monitoramento digital ilegal.
Victor, que era alvo de mandado de prisão expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), já desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde teve a ordem judicial cumprida.
A prisão ocorreu após o acionamento pela PF de mecanismos de cooperação policial internacional junto às autoridades dos Emirados Árabes Unidos. A partir da atuação conjunta, foi determinada a não admissão do investigado no país e sua imediata deportação ao Brasil.
A 6ª fase da ação da Polícia Federal prendeu Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro. A operação também prendeu um agente da PF suspeito de envolvimento no esquema.
"Os Meninos" seria, de acordo com a Polícia Federal, um braço operacional do ex-banqueiro. O gerenciamento do grupo era feito por Felipe Mourão, conhecido como “Sicário”, e tinha como líder David Henrique Alves, preso cautelarmente pela PF nessa quinta-feira (14).
Segundo a investigação, Sicário remunerava David com valor mensal aproximado de R$ 35 mil, com “provável ingresso de recursos por intermédio da empresa BIPE SOFTWARE BRASIL LTDA”.
Na noite de 4 de março deste ano, data da terceira fase da operação Compliance Zero, David foi identificado dirigindo o carro de Sicário, e transportando computadores, notebooks, caixas e malas, em contexto interpretado como indicativo de fuga e de possível ocultação ou destruição de provas.
Na data, Sicário e Vorcaro foram presos preventivamente pela Polícia Federal.
Para a PF, o episódio demonstra que a atuação de Davi não se restringia à condição de colaborador periférico, mas assumia "feição central e diretiva no âmbito do núcleo denominado ‘Os Meninos’".
Davi, diz a corporação, era responsável por arregimentar operadores com perfil hacker, remunerados para execução de monitoramentos ilícitos, ataques digitais, invasões e derrubada de perfis.
A investigação aponta que a mando de Vorcaro e sob gerência de Sicário, o núcleo teria conseguido derrubar perfis de rede social de pessoas críticas à Vorcaro.
"Embora a representação, no trecho ora examinado, apresente esse dado em síntese, a imputação é precisa ao situar DAVID como responsável pela célula que viabilizava, no plano digital, aquilo que “A Turma” fazia no plano presencial: neutralizar, intimidar, constranger ou vigiar alvos de interesse da organização. Isso confere especial gravidade à sua posição, pois indica atuação voltada não apenas à proteção passiva do grupo, mas à sua capacidade ofensiva e retaliatória em ambiente virtual", diz a PF no relatório que consta na decisão do ministro André Mendonça.
"A Turma"
A nova fase também têm como alvos membros da "Turma de Vorcaro", contratados por Daniel para influenciar nas investigações do Caso Master.
A PF dividiu o esquema comandado por Vorcaro em quatro núcleos de atuação. Um deles foi apontado como "núcleo de intimidação e obstrução de justiça, responsável pelo monitoramento ilegal de adversários, jornalistas e autoridades".
Segundo as investigações, o grupo criminoso tinha uma estrutura de vigilância e coerção privada, que foi denominada de "A Turma".
Os documentos mostram que a organização seria destinada à obtenção ilegal de informações sigilosas e à intimidação de críticos do conglomerado financeiro.
Últimas notícias
PM apreende 25 armas de fogo e mais de 10 kg de drogas na última semana em Alagoas
Caso Master: foragido de operação da PF é preso em Dubai
Datafolha 2º turno: Lula e Flávio têm 45% das intenções de voto
Milton Naves, locutor mineiro, morre aos 70 anos
Maceió Abraça o Mundo avança para segunda etapa de intercâmbio estudantil
Mendonça avalia medida após troca na PF em caso que cita Lulinha
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
