Prefeito Rodrigo Cunha acompanha monitoramento das chuvas e vistoria abrigo para famílias
Mesmo com 73 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, Maceió registrou apenas três ocorrências, sem gravidade
As ações de prevenção e resposta às chuvas em Maceió foram acompanhadas de perto pelo prefeito Rodrigo Cunha, na última sexta-feira (26). A agenda incluiu uma visita ao Centro de Operações Integradas (COI), onde é realizado o monitoramento em tempo real das ocorrências na cidade, e uma vistoria à Casa de Passagem Familiar, estrutura preparada para acolher famílias que, eventualmente, precisem deixar suas residências por questões de segurança.
Nas últimas 24 horas, Maceió registrou um acumulado de 73 milímetros de chuva. Mesmo com o volume expressivo, a Defesa Civil contabilizou apenas três ocorrências, todas sem gravidade e sem registro de famílias desalojadas.
De acordo com o prefeito Rodrigo Cunha, o cenário demonstra a efetividade das ações preventivas desenvolvidas pelo município e da atuação integrada dos órgãos que operam a partir do Centro de Operações Integradas (COI).
“Com o COI, as secretarias que fazem parte do sistema municipal de Defesa Civil atuam de forma integrada e monitoram toda a cidade em tempo real. Identificamos pontos de alagamento e enviamos caminhões de sucção para limpar as galerias. Quando há queda de árvores, a Alurb é acionada imediatamente. O trânsito também é alterado sempre que necessário. Essa integração reduz o tempo de resposta, evitando acidentes e minimizando os transtornos para a população”, destacou o prefeito.
O COI reúne as secretarias municipais de Defesa Civil, DMTT, Segurança Cidadã (Semsc), Infraestrutura (Seminfra), Comunicação (Secom), além da Alurb e da Secretaria Executiva Institucional.
Para reduzir os riscos durante o período de chuvas, a Prefeitura de Maceió mantém uma série de medidas preventivas, como o monitoramento permanente das áreas de risco, obras de contenção definitiva, instalação preventiva de lonas em encostas, realização de vistorias técnicas e limpeza de canais e galerias. Essas iniciativas ampliam a capacidade de resposta do município e contribuem para minimizar os impactos das fortes chuvas.
Após acompanhar o monitoramento no COI, o prefeito visitou a Casa de Passagem Familiar, localizada em frente à Praça Rayol, no bairro do Jaraguá. O espaço conta com dormitórios, banheiros e toda a estrutura necessária para acolher famílias que eventualmente precisem deixar suas casas em decorrência das chuvas. Além da hospedagem, o local oferece três refeições diárias e atendimento socioassistencial.
“Até o momento, não houve necessidade de receber famílias neste espaço, o que é uma boa notícia e demonstra a efetividade do trabalho preventivo realizado pelo município. Ainda assim, a cidade está preparada para qualquer eventualidade. Sabemos que deixar a própria casa é um momento difícil e, por isso, estruturamos este espaço para oferecer acolhimento com dignidade, alimentação, conforto e atendimento adequado, sem a necessidade de utilizar escolas ou ginásios”, destacou o prefeito.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 156. Também é possível receber alertas preventivos gratuitamente, enviando o CEP da residência por SMS para o número 40199.
Últimas notícias
Investigação da Polícia Civil resulta na apreensão de adolescente por homicídio em Santana do Ipanema
Hospital Santa Rita recebe mais de R$ 2 milhões para ampliar atendimento no Agreste
Prefeito Dani Vasconcelos lidera grande encontro político com Arthur Lira, Álvaro Lira e Fátima Canuto em Maragogi
Semarh informa que chuvas diminuem, mas alerta para Estado de Atenção
Deslizamento de pedra compromete trecho da BR-416 entre Colônia Leopoldina e Ibateguara
Vereadores da Barra de Santo Antônio aderem em massa pré-candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
