Aos 83 anos, idosa se forma na EJA e sonha em fazer faculdade
Dona Lourdes Batigalhia voltou à sala de aula após a morte do marido, concluiu o ensino fundamental em Araraquara (SP) e agora quer continuar os estudos no ensino médio e na faculdade.
Dona Lourdes Batigalhia, de 83 anos, concluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Araraquara, no interior de São Paulo, em 8 de julho, depois de decidir voltar à sala de aula após a morte do marido. Com o diploma do ensino fundamental, ela já planeja seguir os estudos e cursar uma faculdade. “Mudou muito, muito mesmo. Eu aprendi mais, sei ler, sei escrever, sei pronunciar. Para mim foi uma maravilha”, afirmou.
A aposentada contou que a decisão marcou uma virada em sua vida. Ela disse que, quando era jovem, as oportunidades para mulheres eram diferentes: “As meninas aprendiam a costurar, cozinhar, lavar e cuidar do marido. Quando ele faleceu e eu fiquei sozinha, falei: agora eu vou partir para o estudo”. Na mesma cerimônia, outros 35 alunos também receberam o diploma da EJA, equivalente ao ensino fundamental, e agora podem seguir para o ensino médio.
A trajetória emocionou a família. A filha Eliane Zinato contou que a mãe ficou muito abalada após a morte do marido, mas encontrou nos estudos uma forma de recomeçar. “Ela quis voltar a estudar e apoiamos, é uma felicidade sem fim”, disse. Dona Lourdes afirmou que realizou um sonho antigo, mas pretende continuar: “Meu sonho foi realizado, só que eu vou partir para a frente. Vou fazer uma faculdade ainda, se Deus quiser”.
Últimas notícias
Datafolha: Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Renato Filho destaca queda de 80% nas mortes violentas no Pilar e defende prevenção
Lobista amiga de Lulinha projetava ganhar R$ 100 milhões em um ano
Ceci faz grande caminhada em Atalaia ao lado de Arthur Lira, Alvinho e lideranças políticas
Mais de quatro mil eleitores solicitaram voto em trânsito em Alagoas
Projeto de Cibele Moura que prevê câmeras em espaços que atendem crianças é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
