Prefeito Rodrigo Cunha vistoria obra de macrodrenagem da Grota do Ipanema
Intervenção vai ampliar a drenagem da região, reduzir alagamentos e melhorar a mobilidade nos bairros São Jorge, Feitosa e Cruz das Almas
O prefeito Rodrigo Cunha vistoriou, nesta terça-feira (14), o andamento das obras de macrodrenagem da Grota do Ipanema, uma das maiores intervenções de infraestrutura em execução na capital. Com cerca de 70% dos serviços concluídos, a obra representa um investimento de aproximadamente R$ 17,6 milhões para solucionar um problema histórico de alagamentos que afeta moradores dos bairros São Jorge, Feitosa e Cruz das Almas.
Durante a vistoria, o gestor destacou que a intervenção é uma obra estruturante, planejada para aumentar a segurança da população e preparar a cidade para enfrentar os impactos das fortes chuvas.
"Estamos enfrentando um problema histórico de Maceió com uma obra de engenharia que vai transformar essa região. Esse é um investimento que fica debaixo da terra, muitas vezes não aparece, mas faz toda a diferença na vida de quem convive há anos com alagamentos, insegurança e prejuízos a cada período chuvoso", destacou o prefeito.
A obra prevê a implantação de um novo sistema de drenagem com cerca de 2,1 km, além de galerias, bocas de lobo, caixas de ligação, dispositivos de captação de águas pluviais e pavimentação das vias do entorno. Atualmente, os serviços já alcançam cerca de 70% de execução, enquanto a fabricação das peças pré-moldadas, essenciais para a obra, está praticamente concluída, com 95% do total executado.

Sistema vai atender área de drenagem de 28 km². Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió
Morador da área beneficiada, Elizio Silva, aposentado, afirma que a comunidade acompanha a obra com expectativa.
"É uma obra muito importante aqui para a nossa região. Passamos muitas dificuldades com alagamentos e, quando as chuvas chegavam, todos ficavam apreensivos. Estamos confiantes de que ela vai resolver esse problema", disse.
O sistema atenderá uma área de drenagem de aproximadamente 28 quilômetros quadrados, formada por 12 sub-bacias hidrográficas, ampliando significativamente a capacidade de escoamento das águas da chuva e reduzindo os riscos de alagamentos e erosão.
Além da infraestrutura de drenagem, o projeto contempla cerca de 3,6 quilômetros de pavimentação entre asfalto e paralelepípedo, implantação de meio-fio e requalificação urbana das vias, promovendo melhorias na mobilidade e valorizando toda a região.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
