Rodrigo Cunha entrega revitalização dos históricos Alfarrábios de Maceió
Espaço histórico no Centro da capital ganha nova estrutura, acessibilidade e mural artístico, preservando a tradição dos sebos de rua
Há décadas, os Alfarrábios transformam o Centro de Maceió em um lugar onde a memória pode ser folheada. Livros, discos de vinil, revistas antigas e histórias compartilhadas entre vendedores e visitantes fazem desse espaço um símbolo cultural da cidade. Nesta quinta-feira (23), esse patrimônio ganhou uma nova cara com a revitalização entregue pelo prefeito Rodrigo Cunha.
Conhecido como “Paredão da Assembleia”, o espaço passou por uma ampla requalificação que preserva sua identidade ao mesmo tempo em que oferece mais conforto, acessibilidade e melhores condições de trabalho para os vendedores, além de proporcionar uma experiência mais acolhedora para quem circula pelo local. A intervenção incluiu a construção de 18 novos quiosques padronizados, a requalificação das calçadas, a implantação de novos meios-fios, melhorias na acessibilidade e um mural artístico inspirado na literatura.
Durante a entrega, o prefeito Rodrigo Cunha destacou que revitalizar o espaço significa cuidar de parte da identidade dos maceioenses. “Os Alfarrábios contam a história de Maceió de um jeito muito próprio. Aqui, cada livro, cada disco e cada banca carregam memórias de quem passou por este lugar ao longo dos anos. Nosso compromisso foi preservar essa identidade, oferecendo uma estrutura digna para os trabalhadores e um espaço mais acolhedor para quem vive e frequenta o Centro”, ressaltou.
Para a construção, a obra contou com escuta ativa dos permissionários, que acompanharam todas as etapas para garantir que as mudanças respeitassem a identidade construída ao longo de décadas.
Localizado em uma área estratégica, próxima ao futuro Centro Administrativo Municipal e a importantes prédios históricos, o Complexo dos Alfarrábios passa a integrar um conjunto de ações voltadas à reocupação qualificada do Centro de Maceió. A proposta do programa Novo Centro é devolver vitalidade ao bairro por meio da recuperação de espaços públicos, do fortalecimento da atividade econômica, da ampliação da oferta de moradias e da preservação de locais que fazem parte da memória coletiva da capital.
Veja também
Últimas notícias
Célia Rocha e Nathália Barbosa mobilizam mulheres em encontro político
Homem é encontrado morto com sinais de violência em Santana do Ipanema
PT ainda não recebeu resposta sobre vaga de vice de Renan Filho
Acusados da morte da esteticista Cláudia Pollyanne passarão por audiência
[Vídeo] Imagens mostram troca de tiros entre policiais e criminosos em Maceió
Prefeitura de Palmeira dos Índios recupera poços artesianos na zona rural
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
