Viral

Hipopótamo persegue barco de turistas em rio de Botsuana, no Sul da África

Guia reduziu a velocidade da embarcação para não perturbar o animal, mas ele avançou mesmo assim. Passageiros conseguiram escapar sem se ferir.

Por 7Segundos com G1 11/08/2026 11h11
Hipopótamo persegue barco de turistas em rio de Botsuana, no Sul da África
Apesar do susto, ninguém saiu ferido - Foto: Reprodução | Instagram

Um vídeo mostra o momento em que um hipopótamo avança contra um barco de turistas em um rio de Botsuana, no sul da África.

As imagens foram gravadas pela empresária Oznur Bell, que fazia o passeio com uma amiga e os filhos. Segundo ela, o guia já havia passado pelo animal e chegou a reduzir a velocidade do barco, na tentativa de não perturbá-lo.


Porém, não foi o bastante. Incomodado com a movimentação, o animal levanta a cabeça para fora d'água e acelera em direção ao barco. 

Os guias conseguiram acelerar e escapar do animal antes que ele alcançasse os turistas. "Foi aterrorizante", disse Oznur.

Apesar do susto, todos os passageiros ficaram bem.

Um animal que parece dócil, mas é o mais mortal da África
O hipopótamo é o segundo maior mamífero terrestre do planeta e pode pesar até quatro toneladas. Apesar do porte, é capaz de correr a cerca de 32 km/h — velocidade suficiente para representar risco mesmo em curtas distâncias.

Apesar da aparência tranquila, o aninal é considerado o mamífero mais mortal do mundo, responsável pela morte de cerca de 500 pessoas por ano na África.

A espécie tem uma característica que dificulta antecipar sua presença para evitar situações de risco, como a vista na imagem: consegue prender a respiração debaixo d'água por até cinco minutos. Isso torna difícil saber, à distância, onde um hipopótamo está ou se vai emergir por perto de uma embarcação.