Morre Mestre Geraldo José, Patrimônio Vivo de Alagoas
Reconhecido defensor dos folguedos populares, ele faleceu neste sábado (12). Enterro será neste domingo, no Trapiche da Barra
Morreu, neste sábado (12), Geraldo José da Silva, conhecido como Mestre Geraldo José. Uma das maiores referências dos folguedos populares do estado e oficialmente reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas.
Mestre Geraldo dedicou sua trajetória à preservação e transmissão da identidade cultural nordestina, em especial ao folclore alagoano. Com uma atuação comunitária bairro do Vergel do Lago, em Maceió, ele fundou, coordenou e impulsionou diversos grupos tradicionais, incluindo manifestações de Coco de Roda, Maracatu, Baianas, Quilombos e o Grupo Cultural Axé Zumbi.
Em agosto de 2024, foi selecionado Diário para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL), sendo diplomado em setembro do mesmo ano. Servidor público aposentado, o mestre acumulava mais de 50 anos dedicados à cultura popular.
Mestre Geraldo também foi um dos fundadores da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal). Nos últimos anos, ele também desempenhou um papel pedagógico fundamental ao participar do projeto Folguedos na Rede, que levava os saberes práticos dos mestres diretamente para as salas de aula das escolas municipais, garantindo que crianças e adolescentes mantivessem vivas as tradições locais.
Despedida
O velório do Mestre Geraldo José está sendo realizado neste sábado, em uma das capelas do Pré-Vida, localizada no bairro do Prado, em Maceió. O sepultamento está agendado para este domingo (13), às 9h, no Cemitério de São José, situado no bairro Trapiche da Barra.
Últimas notícias
Cabo Bebeto alerta eleitores contra discurso de 'já está eleito': “Não caia nessa conversa! Eleição se ganha no dia”
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 85 milhões neste domingo
Creche esclarece que ameaça de pai teve origem após conflito familiar em Palmeira dos Índios
Morre Mestre Geraldo José, Patrimônio Vivo de Alagoas
Rafael Brito leva Minha Casa Minha Vida e mais investimentos para São José da Tapera
Encontro com líderes evangélicos fortalece campanha de Rute Nezinho
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
