Governo de Alagoas publica decreto e prevê início da transição com equipe de JHC
A posse do novo governo está prevista para janeiro de 2027
O Governo de Alagoas publicou, nesta sexta-feira (30), o decreto que estabelece as regras para a transição administrativa entre a atual gestão e o governo do prefeito de Maceió e governador eleito, João Henrique Caldas, o JHC (PSDB). A medida foi anunciada no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou que o Estado liberasse, em até 24 horas, o acesso da equipe de transição a sistemas administrativos e financeiros.
De acordo com nota oficial do Governo, a abertura dos trabalhos está prevista para a próxima terça-feira (3), pela manhã, na sede da Vice-Governadoria, em frente à Praça dos Martírios, em Maceió. Na ocasião, serão apresentadas a estrutura da transição e a proposta de plano de trabalho.
O decreto nº 113.416/2026 prevê que a equipe indicada pelo governador eleito tenha até cinco integrantes, incluindo o coordenador, além da possibilidade de até dez cargos de apoio, conforme as condições estabelecidas. O Governo informou que aguarda a indicação dos representantes de JHC e estabeleceu o dia 6 de novembro como prazo para o envio dos nomes.
A publicação ocorre após decisão liminar do TJAL, que determinou a liberação, no prazo de 24 horas, do acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e ao sistema de gestão financeira estadual. A decisão beneficia JHC e os integrantes formalmente indicados para a equipe, com acesso individualizado e perfil exclusivamente consultivo. Em caso de descumprimento injustificado, foi estabelecida multa diária de R$ 1 mil, limitada inicialmente a R$ 30 mil.
Na nota, o Governo afirmou que o pedido de informações já recebido está sendo atendido pelas equipes técnicas e que o cadastramento dos representantes permitirá organizar o acesso aos dados e o encaminhamento das solicitações.
O Estado também declarou que pretende manter a cooperação institucional durante o processo, com transparência e continuidade dos serviços públicos. A agenda e os principais acontecimentos da transição, segundo o comunicado, serão divulgados em boletins diários.
A posse do novo governo está prevista para janeiro de 2027.
Últimas notícias
Homem é encontrado morto com marcas de tiros no Benedito Bentes, em Maceió
Homem é preso após resistir à abordagem da PM na Vila Brejal, em Maceió
Veículo fica preso em acidente com vala aberta em Maragogi
Caminhada das Mulheres presta homenagem a vítima de feminicídio em Santana do Ipanema
Sob forte comoção, famíliares se despedem de mulher assassinada em Santana do Ipanema
Incêndio em área de cercado assusta moradores no Centro de Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
