Diário do Sertão
Em Tapera deputados abandonam oposição e prefeito leva Renan para população
Líder em todas as pesquisas (estimulada e espontânea), o prefeito Jarbas Ricardo (MDB), de São José da Tapera, no Sertão alagoano, segue sua campanha visando a reeleição e está a cada hora mais próximo de completar 16 anos de mandato (2008 a 2016 - 2020 a 2028).
E mostrando sua força política, neste final de semana, o prefeito-candidato levou para o povoado Salgadinho o senador e líder do MDB de Alagoas, Renan Calheiros. Lá, o senador, antecedeu seu aniversário e conversou com a comunidade, onde pediu que as famílias de Tapera continuem votando em Jarbas, que, como afirmam alguns analistas políticos, diante do amadorismo da campanha da oposição pedetista (e demora em tomar as atitudes corretas), levou o PP de Arthur Lira, arquirrival de Renan e do MDB alagoano, para o palanque 'jarbista'.
E se aproveitando da divisão dessa mesma oposição em Tapera, que lançou o engenheiro agrônomo José Arnaldo Gomes (PT) e o advogado José Romário Pereira (PDT), Jarbas, apesar de enfrentar problemas de saúde, continua centralizando suas forças na zona rural, onde mantém encontros com os moradores.
Alvo de várias criticas, através das redes sociais por parte do candidato do PDT, o prefeito definiu que não irá mais responder aos ataques, que questionam ao gestor, principalmente, sobre falta de transparência no uso de dinheiro público.
Já sobre o candidato petista, o agrônomo José Arnaldo, que as pesquisas indicam uma pífia votação em 6 de outubro, além dos vários detalhes que se assemelham com a candidatura pedetista, uma se sobressai. O PDT não conseguiu levar até o momento seu principal 'puxador de votos", o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), para nenhum evento com a população. Já o PT também não consegue levar sua maior 'estrela' para ter algum contato com seu eleitorado, que é o deputado federal Paulão, que tem se limitado a falar de seu apoio ao candidato apenas pelas redes sociais
Prefeitos sertanejos, entre uma conversa e outra, têm comentado o rompimento do deputado Inácio Loiola (MDB), com o prefeito Jarbas. Inácio tem dito que seu apoio é ao candidato do PDT.
E apesar das várias especulações sobre o motivo do tal rompimento, um é o mais se próximo da verdade, que seria o desprestigio político de Inácio, mesmo com o apoio na época de Jarbas, refletido na última eleição. Em números exatos, no pleito de 2018, em Tapera, o deputado teve 1.393 votos (10,19%), sendo o mais votado naquele ano. Na eleição seguinte, em 2022, embora tenha conseguido aumentar a quantidade de votos, quando teve 1.536 votos (10,61%), Inácio foi o 11º mais votado no município e por muito pouco não conseguia se reeleger.
Mesmo acusando o agora antigo aliado pelo constrangimento eleitoral, a participação de Loiola na campanha de Romário é analisada como tímida e alguns detalhes surgem em meio as dúvidas se o rompimento entre o deputado e o prefeito-candidato é ou não é pra valer.
A primeira observação feita por quem conhece da politica taperense é que o deputado não vai aos encontros do candidato com os eleitores.
Outra observação é que o parlamentar, na Assembleia Legislativa, não fala sobre o rompimento, não faz criticas a Jarbas e nem leva ao plenário alguma fala de seu apoio ao PDT do município sertanejo. Por fim, outro fato bastante comentado. Inácio sempre eleva a família de Jarbas, em especial a ex-prefeita de Tapera, Edneusa Pereira, mãe de Jarbas.
Em resumo, a oposição (PT e PDT), taperense diz que tem, mas não prova levando nenhum deputado ou outra 'força' política para mostrar ao eleitorado. São apoios expostos em redes sociais ou em fotos de reuniões fechadas entre líderes e apoiadores.