Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Justiça anula eleição antecipada de irmão de prefeito para comando da Câmara de Olivença

12/05/2025 19h07 - Atualizado em 12/05/2025 20h08
Justiça anula eleição antecipada de irmão de prefeito para comando da Câmara de Olivença

Em decisão da juíza Mylena Rios Camardella da Silveira, da 1ª Vara de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, a eleição antecipada do segundo biênio (2027/2028) da Câmara Municipal de Olivença, município também no Sertão alagoano, foi anulada.

Considerada uma afronta à Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), numa manobra organizada pelo prefeito Josimar Dionísio (MDB), o 'Jó', a maioria dos edis do município votaram para o retorno do vereador Genival Dionísio Barbosa Neto, o 'Valzinho do Jeci' ao comando do Legislativo Municipal. Atualmente a Câmara de Olivença é comandada pelo vereador Ronny Afonso (PSB), o mais votado no ano passado, com 1.008 votos.

'Valzinho do Jeci', reeleito em 2024 com 804 votos, é citado numa investigação do Ministério Público e da Polícia Federal (PF) por comandar um suposto esquema de pagamento de propinas a vereadores, com o proposito de evitar o crescimento da oposição ao prefeito 'Jó', que é seu irmão.

'Portanto, em análise ao artigo 12, § 2º, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores do Município de Olivença/AL, verifica-se que referido dispositivo mostra-se inconstitucional', citou a magistrada em sua decisão.

A nova eleição que escolherá a futura mesa diretora da Câmara oliventina acontecerá no próximo ano.

A decisão, que caberá recurso, surpreendeu ao grupo da situação, que vinha divulgando que 'não acreditava na derrubada da reeleição de Valzinho do Jeci para comandar o Legislativo no último ano do governo do irmão'.

"Valzinho do Jeci" foi o autor do projeto, aprovado por unanimidade, que alterou as sessões do Legislativo municipal. Desde março deste ano a Câmara só realiza uma sessão a cada quinze dias.

O autor do projeto alegou que em Olivença, os vereadores "precisam estar mais perto do seu povo".