Diário do Sertão
Câmara de Santana do Ipanema vai entrar para a história por ser o primeiro legislativo do Sertão a administrar rádio FM
A Câmara Municipal de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, está a poucos 'passos' de entrar para a história. O Legislativo municipal, que tem como presidente o vereador Genildo Bezerra da Silva (MDB), o 'Papa-Tudo', será o primeiro do Sertão alagoano que irá administrar uma rádio FM.
Trata-se da Rádio Câmara. Com uma programação eclética, focada no jornalismo, prestação de serviço, cultura, o melhor do MPB e na divulgação e discussão do que é aprovado na Câmara Federal, em Brasília, as emissoras locais (e em breve em Santana), tem espaços na programação para tratarem de temas locais.
O anuncio da chegada da nova emissora fez parte da sessão do legislativo santanense na última sexta-feira (30), quando foi lido a cópia do oficio número 82/2025, encaminhado pela Mesa Diretora para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), autoridade responsável por autorizar o sinal da emissora. No mesmo ofício, assinado por 'Papa-Tudo', foi destacado que a Câmara santanense tem interesse em se tornar 'parceira da Rede Legislativa de Rádio' e já conta com os recursos financeiros para arcar com as despesas de instalação do canal.
Embora a Rádio Câmara não concorra comercialmente com nenhuma outra emissora, sua chegada a Santana irá influenciar negativamente com as audiências das outras duas emissoras locais. As rádios Correio, administrada pela família Bulhões e com uma programação popular e a Milênio, esta última - segundo os comentários, por conta de sua programação 'fechada' e programas considerados 'cansativos' - e que tem enfrentado uma queda de audiência em toda a região, por conta da disputa de audiência, devem em breve sofrerem com o nível de programação jornalística e musical da futura co-irmã.
Muito recentemente, a Milênio, de propriedade do ex-deputado federal Givaldo Carimbão, foi taxada de 'irresponsável', por conta de uma falha técnica que atrasou a transmissão da sessão dos edis santanenses.
Em sua fala, o vereador situcionista Elielson Motorista (MDB), eleito com 1.051 votos, por mais de duas vezes e sob o silêncio de seus pares, associou o atraso da transmissão a irresponsabilidade da emissora.
Mas a chegada da nova emissora abre margens para uma indagação. O que acontecerá com o projeto da Rádio Educativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para Santana? Isso mesmo. O munícipio estava no radar de ter uma emissora destinada aos propósitos acadêmicos da Universidade.
Arquivos
Últimas notícias
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
