Diário do Sertão
Drama de jovem mãe de 18 anos, por falta de cirurgião em hospital no Sertão, repercute na Assembleia Legislativa

Passa bem a jovem mãe Maria Ester da Silva Aquino, de 18 anos, internada no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
O drama de Maria Ester, moradora de Monteirópolis, Sertão alagoano, começou no último dia no dia 30 de abril, quando ela foi levada para a maternidade do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, também no Sertão do Estado.
No hospital, Ester foi submetida a uma cesárea para dar à luz a um menino e após o nascimento da criança a mãe e o menino foram liberados e retornaram para casa.
Em casa, a jovem começou a ter febre, mas por conta da cirurgia estar fechada e seca, para a jovem e a mãe dela, a febre poderia ser consequência da amamentação.
Porém, no dia 31 de maio, por conta da febre que não baixava e as fortes dores na barriga, Ester retornou para o hospital de Santana, onde ficou internada, sendo submetida a uma tomografia, quando foi constatada uma infecção na parede abdominal.
Todavia, onde a jovem esperava ser medicada e recuperar sua saúde, foi onde ela enfrentou seus maiores problemas. A falta de um cirurgião no hospital de Santana, que poderia avaliar o quadro de infecção, levou Maria Ester ser transferida para o Hospital Regional de Arapiraca, onde lá, seguindo um procedimento determinado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a jovem foi informada que o hospital de Arapiraca não poderia recebe-la, pois a cirurgia havia sido feita em outra unidade de saúde.
O caso de Maria Ester ganhou repercussão e foi levado para a Assembleia Legislativa, onde o deputado cabo Bebeto, informado do drama da jovem por uma policial militar, cobrou do secretário de Saúde, médico Gustavo Pontes, que tomasse providências imediatas para garantir o atendimento e a segurança de Maria Ester. O apelo do parlamentar ecoou e a jovem mãe foi finalmente operada na quarta-feira (4).
Arquivos
Últimas notícias

Prefeitura de Porto de Pedras lança cadastro para fortalecer empreendedorismo feminino

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Exame médico confirma intoxicação de Hungria por metanol

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas
