Diário do Sertão
Acusado de candidaturas femininas fictícias, PT de Delmiro Gouveia pode perder vereadores eleitos

Após uma tumultuada eleição no ano passado, onde foi acusado de inviabilizar a chapa proporcional do PDT, o Partido dos Trabalhadores (PT) em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, agora se vê envolvido em outra acusação.
O partido é alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), formada pelo PT, o PCdoB e o PV.
A coligação é suspeita de fraudar a cota de gênero nas eleições de 2024, através de candidaturas femininas supostamente fictícias, com o objetivo de cumprir formalmente o mínimo legal de 30% exigido para candidaturas de mulheres.
Se a ação for julgada procedente os únicos vereadores petistas em Delmiro Gouveia, o advogado Renato Torres e Ivan do Canal, podem perder o mandato.
Conforme o MPE existem indícios de que as candidatas do PT, Maria Vitória Cavalcante, a 'Vicky Victoria'; Dorvalina Gomes da Natividade Santos, a 'Lili do Caixão'; Gilmara Gonçalves de Barros, a 'Gilmara da Saúde' e Cleia Alves dos Santos, a 'Kelly do Leite' não realizaram campanhas efetivas. Um dos detalhes que chamou a atenção do Ministério Público é uma das candidatas não teve nem o próprio voto e outra teve somente 43 votos.
Outro intrigante detalhe é que as contas de campanha das quatro candidatas foram padronizadas, com uso da mesma gráfica, a contratação de serviços sem especificação de objeto ou função e algumas despesas foram realizadas após as eleições. Até mesmo candidatas que renunciaram tiveram gastos lançados.
Destaca-se também que a candidata 'Gilmara da Saúde' não apresentou qualquer movimentação de sua campanha nas redes sociais e possuía apenas dois seguidores. Já 'Kelly do Leite', apesar de ter recebido 43 votos, apresentou inconsistências nos pagamentos e documentos fiscais, reforçando o caráter fictício da candidatura.
Arquivos
Últimas notícias

Professores de União dos Palmares recebem precatórios do Fundef com descontos milionários e denunciam irregularidades

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa
