Diário do Sertão
Briga política impede que comerciantes de cidade sertaneja comprem tilápias de cidade vizinha
A disputa entre os clãs da política de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras, municípios do Sertão de Alagoas, tem impedido que comerciantes de peixes santanenses possam comprar tilápias no vizinho município e revende-las em Santana.
A situação – inusitada em qualquer outra cidade do país – tem forçado que os comerciantes santanenses comprem o peixe em Pernambuco, pagando mais caro pelo quilo e pela quilometragem.
Poço se transformou em um dos maiores criadores de tilápia do Sertão, através de um moderno projeto público de recirculação de água para piscicultores familiares. O projeto tem levado ao município prefeitos de diversas cidades brasileiras e técnicos do governo federal para vão ver inloco como funciona o sistema, criado por iniciativa da prefeitura municipal, beneficiando as famílias de criadores.
Todavia, o que é atração em todo o Estado e uma fórmula de tirar famílias que até então estavam ou estão “presas” as faltas de perspectivas se tornou mais um motivo para a “guerra” política entre os dois municípios.
Valmiro Costa (MDB), prefeito de Poço, não aceita apoiar a família Bulhões, que tem tentado, sem sucesso, assumir o comando político do município vizinho. Em resposta – embora não seja confirmado publicamente – nenhum comerciante santanense pode comprar os peixes de Poço, onde as famílias estão conseguindo vender a preços menores – cada dia mais – a mais municípios.
Arquivos
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
