Diário do Sertão
Briga de egos pode salvar futuro político de prefeito que domina município há 40 anos, no Sertão
Eleito prefeito de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, pela primeira vez em 2008, permanecendo no cargo até 2016, retornando em 2020 e se reelegendo em 2024, Jarbas Ricardo (MDB), para a família, tem admitido que poderá não fazer o sucessor, quebrando uma quase “regra”, que é sempre eleger (e reeleger) um sucessor de dentro de “casa”.
Desde o assassinato do pai, o ex-prefeito Enio Ricardo, morto em 1995, Jarbas e família se mantém no comando do governo municipal pelas últimas quatro décadas.
Porém, desde o ano passado, quando Jarbas venceu a reeleição, um opositor – pela primeira vez – tem conseguido a atenção – e os votos – dos eleitores taperenses. Entre eles, eleitores do próprio líder político, decepcionados com o abandono do município.
O advogado Romário Rodrigues (PDT), que na eleição passada teve 5.248 votos (maior votação da história da oposição), é visto como o único político que Jarbas teme.
Na Câmara Municipal, mesmo sendo sua maioria pró-Jarbas, os edis não escondem o desejo de uma mudança no comando do Executivo e apontam para o pedetista como o “dono” da nova política que Tapera anseia.
Nas ruas, a população roga por um debate entre o prefeito e o advogado, que sempre pediu por esse encontro público. Mas Jarbas, temendo que o caos implantado por ele dentro de sua gestão seja revelado, se esquiva com a frase clichê que “é contra baixarias e mentiras”.
Mas, enquanto a eleição de 2028 não chega, o emedebista Jarbas tem observado que no flanco pedetista a discórdia prevalece. Internamente rachado, o PDT de São José da Tapera deverá obstaculizar uma nova eleição de Romário Rodrigues. Igualmente a Odete Roitman, na última novela, quando todos pensavam que ela estaria morta, movimentos tem indicado que ex-lideranças do PDT no município devem ressurgir e implodir o partido.
Arquivos
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
