Bastidores
Justiça manda Estado voltar a repassar recursos do ICMS verde para Quebrangulo
Norma aprovada na ALE revogava direito do município de receber esses recursos
O juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto, da 18ª Vara da Fazenda estadual, determinou que o Estado de Alagoas repasse ao município de Quebrangulo, na zona da mata alagoana, os recursos provenientes da lei 9440/2024, conhecida como lei do ICMS Verde.
Uma nova norma, aprovada pela ALE, suspendia o repasse desses recursos a alguns municípios alagoanos, por não mais se enquadrarem nos requisitos necessários.
No entanto, em decisão emanada nesta quinta (15), a justiça reconheceu a tutela de urgência requerida por Quebrangulo, e ordenou que a Fazenda Estadual faça os repasses relativos à lei, apenas no caso específico do município. Os valores que estavam retidos giram em torno de R$ 800 mil mensais.
Há uma semana, durante um ato público na cidade, o prefeito Manoel Tenório (PSDB) reclamou publicamente da suspensão dos repasses da lei - contudo, afirmando erroneamente que o bloqueio se deu a partir de orientação política do grupo de oposição local, liderado pelo ex-deputado Davi Maia (União).
Nas suas redes sociais, Maia rebateu o prefeito, afirmando que o ICMS verde é uma lei de sua autoria, e que a norma votada na ALE que derrubou a legislação foi aprovada com ajuda do deputado apoiado por Tenório.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Em fórum, Brasil e Rússia defendem energia nuclear para fins pacíficos
“Não tenho pressão sobre ele”, diz presidente do PT sobre Haddad
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
