
A poucos dias do início carnaval 2025, que acontece entre os dias 1º e 5 de março, turistas de todo o país e nativos de Alagoas já se preparam para curtir os festejos pelo litoral do estado. Uma das opções mais procuradas para aproveitar o feriado prolongado são as casas à beira mar ou pousadas. Entretanto, o valor dos aluguéis por temporada, especialmente nesse período, está cada vez mais alto.
Apesar dos aluguéis mais caros, devido ao período de alta temporada no Brasil, é quase impossível encontrar uma boa estadia em regiões litorâneas de Alagoas nessa época. A alta na procura por esses imóveis é apenas um dos fatores que contribuem para o aumento do valor dos aluguéis.
Segundo pesquisa do Índice FipeZap, em 2025, houve um aumento significativo nos valores de aluguéis residenciais no Brasil. E, apesar dos dados específicos sobre aluguéis temporários não serem detalhados nos resultados da pesquisa, é possível observar que o setor de aluguéis de casas para temporada também registrou aumentos significativos, seguindo a tendência geral do mercado imobiliário brasileiro.

Para se ter uma ideia, em um comparativo entre os anos de 2024 e 2025, para alugar o mesmo imóvel em uma região do litoral norte de Alagoas, pelo mesmo período de tempo, em um mês considerado de baixa temporada, o percentual de alta foi de 61,52%.


Falando, agora, apenas de 2025, se compararmos o valor do mesmo imóvel, no mesmo período de tempo, desta vez em uma época de alta temporada, como na Semana Santa que ocorre no mês de abril, a alta de preço ultrapassa os 110%.


Mas afinal, por que mais caro?
-
Embora não haja, especificamente, uma pesquisa que detalhe o que ocorre no setor de aluguéis temporários, é possível deduzir que esse segmento foi impactado por fatores semelhantes aos que afetaram o mercado de locações residenciais, como a alta da inflação, o aumento da demanda por moradia e as condições econômicas desfavoráveis para a compra de imóveis.
Veja a seguir algumas razões que contribuíram para o preço salgado dos aluguéis de tão sonhadas casas de veraneio:1 - Demanda aquecida: Com as taxas de juros elevadas e as dificuldades de acesso ao crédito imobiliário, muitas pessoas optaram por aluguéis temporários como alternativa à compra de imóveis ou até mesmo à locação tradicional. Isso aumentou a demanda por esse tipo de serviço, pressionando os preços para cima .
2 - Inflação e índices de reajuste: Assim como no mercado de aluguéis residenciais, os contratos de aluguéis temporários também são reajustados com base em índices como o IGP-M e o IPCA. Em 2025, o IGP-M acumulou 6,75% e o IPCA 4,56%, o que contribuiu para o aumento dos valores praticados . -
3 - Custos de manutenção e condomínio: Proprietários de imóveis para temporada também enfrentaram aumentos nos custos de manutenção e condomínio, que foram repassados aos preços dos aluguéis.
4 - Mercado de trabalho aquecido: A taxa de desemprego em níveis historicamente baixos (6,1% em novembro de 2024) aumentou o poder de compra de parte da população, permitindo que mais pessoas optassem por aluguéis temporários, especialmente em destinos turísticos .
Diante do cenário econômico do país, a expectativa é de que os preços dos aluguéis temporários continuem subindo em 2025, especialmente em cidades turísticas, como as de Alagoas, e regiões metropolitanas, onde a demanda por esse tipo de serviço é maior. Há uma tendência para a desaceleração no mercado de locações residenciais, entretanto, isso pode não se aplicar com a mesma intensidade ao setor de temporada, que tende a ser mais sensível a flutuações sazonais e ao aumento do turismo doméstico.
Como fazer para curtir o carnaval na praia sem pagar caro?
Especialistas do setor, como Daniel Claudino, analista do mercado imobiliário, e Marcos Schmidt , diretor executivo da Anfitriões de Aluguel, dão dicas que podem ajudar a população a encontrar o lugar ideal para curtir as férias, ou o feriadão, com preços acessíveis. Confira as principais:
Pesquise com Antecedência
Começar a busca com antecedência é uma das melhores estratégias para encontrar preços mais baixos. Imóveis bem localizados e com preços competitivos costumam ser reservados rapidamente. Pesquisar com antecedência aumenta as chances de encontrar boas ofertas antes que os preços subam devido à alta demanda.
Seja Flexível com as Datas
Evitar viagens durante feriados e alta temporada pode resultar em economias significativas. Considerar estadias durante a semana, em vez de finais de semana, também pode ajudar a reduzir os custos.
Utilize Portais de Confiança
Optar por portais confiáveis, como TemporadaLivre, Airbnb e Booking, é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Essas plataformas oferecem uma vasta seleção de imóveis e garantem segurança durante a locação.
Leia Avaliações e Comentários
Antes de fechar negócio, leia as avaliações e comentários deixados por outros viajantes. Imóveis com avaliações consistentes e positivas são geralmente mais confiáveis, o que pode justificar um preço um pouco mais alto em troca de tranquilidade e segurança.
Negocie com o Proprietário
Se você encontrou um imóvel que gosta, mas acha que o preço pode ser negociado, entre em contato diretamente com o proprietário. Em muitos casos, os proprietários estão dispostos a oferecer um desconto, especialmente para estadias mais longas.
Use Ferramentas de Precificação Dinâmica
Ferramentas como calculadoras de aluguel por temporada e plataformas como Airbnb podem ajudar a definir o preço ideal para o seu imóvel. Essas ferramentas consideram vários fatores, como gastos fixos e a sazonalidade, e sugerem um preço que traz mais lucro, mantendo a competitividade.
Seja no litoral norte ou sul, sem dúvidas Alagoas é uma das regiões mais deslumbrantes do nordeste brasileiro, e, apesar de aluguéis um pouco mais salgados, vale muito a pena passar, nem que seja alguns dias, curtindo as praias desse estado. Não é a toa que temos aqui o famoso Caribe brasileiro, ou, traduzindo, a praia de Maragogi. A dica principal é, na verdade, não perder a chance de estar nesse paraíso, seja no carnaval, ou em qualquer outra época do ano.
