VLT de Arapiraca: o sonho que começa a sair dos trilhos

Por 7Segundos |

São quase duas décadas de sonhos e promessas não cumpridas. Entretanto, parece que agora enfim a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca vai sair do papel. Na próxima segunda-feira (7), o ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, estará na Capital do Agreste para o lançamento da obra, que promete transformar a mobilidade urbana para cerca de 240 mil moradores.

Para relembrar o sonho arapiraquense, o Portal 7Segundos preparou uma linha do tempo com as principais notícias que surgiram nessas duas décadas de promessas.

ANTES DO SONHO

1949 - A linha férrea de Arapiraca foi implantada e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da Capítal do Agreste. Por meio dela, o transporte de cargas levava o seu principal produto - o fumo - para a Bahia e, depois, ao Sul e Sudeste do Brasil.

1980 - Desativação da linha para o transporte de passageiros.

1999 - Desativação da linha férrea também para o transporte de cargas, deixando o local subutilizado, servindo até como depósito de lixo.

2010 – INÍCIO DE UM SONHO

Na primeira gestão do prefeito Luciano Barbosa (2009–2012), foi anunciada a assinatura da ordem de serviço para implantar o “trem leve” na cidade. A proposta previa utilizar 10 km dos trilhos já existentes, ligando a Estação Central à Vila São José, com recursos federais. O VLT seria movido a óleo diesel e contaria com vagões climatizados com capacidade para 360 passageiros sentados, operando em uma velocidade máxima de 80 km/h. 

Em 20 de abril de 2010, Luciano Barbosa chegou a se reunir com os diretor da empresa RMS Consultoria, Rodrigo Fortes e Lyttelton Fortes, para a apresentação do projeto. Na ocasião, os engenheiros acertaram os detalhes para apresentação do projeto com vistas à abertura do processo de licitação pública para à construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, bem como a operacionalização do VLT em Arapiraca.

Apesar do anúncio, nada foi executado.

2012 – PROMESSA EM RÁDIO

Em outubro de 2012, o senador Benedito de Lira (em memória) prometeu o VLT em entrevista a uma rádio local:

“Estou prometendo e vou trazer o VLT para Arapiraca. A cidade cresceu e está mais do que na hora do sistema de transporte coletivo ser melhorado. Podem gravar o que estou dizendo”, garantiu o então senador.

Senador Benedito de Lira. Foto: reprodução/internet

Na época, o projeto foi vetado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que alegou não existir "demanda de passageiros" para a cidade.

  • 2013‑2016 – VÁRIAS GESTÕES, NENHUMA OBRA

    Nos governos municipais de Célia Rocha, Rogério Teófilo e Fabiana Pessoa, o projeto foi discutido, mas nunca saiu do papel. Entre 2017 e 2020, voltaram planos e seminários, mas obras concretas não ocorreram.

    MAIO de 2021 – PLANEJAMENTO REVISITADO

    Em um evento sobre segurança viária, a prefeitura voltou a apresentar imagens e cenários para o VLT com 11,6 km, integrando 17 bairros, ciclovias e revitalização da antiga estação. Mas, novamente, nada avançou.

    5 DE DEZEMBRO DE 2024 – NOVO IMPULSO FEDERAL

    No Congresso dos Municípios Alagoanos, o ministro Renan Filho anunciou a retomada do projeto, agora com até 20 km aproveitando a malha existente, em operação desde 1949 e desativada desde os anos 1980. Reforçou que Arapiraca seria o primeiro interior de Alagoas beneficiado por este modal.

  • 8 DE DEZEMBRO DE 2024 – REPERCUSSÃO LOCAL

    Após o anúncio, a população demonstrou otimismo. Relembrou-se que o quinto senador, Benedito de Lira, já havia prometido o VLT em 2012, que o plano de 2021 ficou apenas no papel, e agora voltava o projeto com apoio do governo federal.

    13 DE FEVEREIRO DE 2025 – APROVAÇÃO E RECURSOS

    Renan Filho declarou que o projeto de 14 km estava submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU), com investimento estimado de R$ 300 milhões, e passou a ser prioridade dentro do Novo PAC.

    24 DE JUNHO DE 2025 – PLANO FINAL DEFINIDO

    Matéria local destacou que as obras estão previstas para 2025, aguardando sinal verde do TCU. Sem indicação de que o projeto ficará apenas no “estacionamento” das promessas.

O PROJETO - DO PAPEL À REALIDADE

>>> Extensão: 13 km, da Estação João Paulo II ao campus da UFAL, no bairro Bom Sucesso;
>>> Trajeto: 9 km de trilhos existentes revitalizados + 4 km a construir;
>>> Beneficiados: cerca de 240 mil moradores de sete bairros ao longo da rota;
>>> Capacidade: até 400 passageiros por viagem;
>>> Parcerias: Ministério dos Transportes, Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Governo de Alagoas e Prefeitura Municipal.

O QUE MUDA PARA ARAPIRACA

>>> Mobilidade urbana: transporte moderno, sustentável e integrado, reduzindo tempo e custo de deslocamento;
>>> Revitalização urbana: recuperação da antiga ferrovia, estações, ciclovias e espaços públicos;
>>> Crescimento econômico: melhora na logística, valorização dos bairros e atração de investimentos.

7 DE JULHO DE 2025 - LANÇAMENTO OFICIAL

Nesta segunda-feira (7), o ministro Renan Filho desembarca em Arapiraca para assinar o lançamento das obras. A expectativa é clara: a promessa feita em 2010, revisitada em 2012, 2021 e 2024, começa a virar realidade. A aprovação do TCU e a liberação dos recursos federais são passos decisivos.