Educação

Ifal inaugura 1º laboratório do Espaço 4.0 em Palmeira com transmissão ao vivo do evento

Por Assessoria 17/11/2021 07h07
Ifal inaugura 1º laboratório do Espaço 4.0 em Palmeira com transmissão ao vivo do evento
Ifal 4.0 - Foto: Assessoria

O Instituto Federal de Alagoas – Ifal vai inaugurar, na próxima sexta-feira (19), o primeiro laboratório do Programa Espaço 4.0 dentre os seis que estão previstos para serem implantados na instituição. A unidade de ensino pioneira é o Campus Palmeira dos Índios, local onde se reunirão autoridades locais e representantes do governo federal para a solenidade de inauguração. O evento será transmitido ao vivo, a partir de 8h, no Canal do Ifal no Youtube.

O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.

O laboratório do tipo contêiner está equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet e de robótica, drones etc e irá comportar a oferta de cursos como Internet das Coisas, Robótica Educacional, Desenvolvimento de Aplicativos Android, Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução à Programação Web, com carga horária de 20h e 40h.

Foram investidos mais de R$2 milhões, entre recursos federais, emendas parlamentares e aporte financeiro do próprio Ifal para a implantação dos seis laboratórios do Espaço 4.0 na instituição. De acordo com os docentes Joannes Emmanuel, Cassiano Henrique e Renata Pereira, coordenadores da iniciativa no Ifal, a previsão é capacitar 192 jovens da comunidade externa por ano em cada laboratório, com a orientação de especialistas das áreas contempladas e de estudantes da instituição selecionados como monitores via edital. Saiba mais aqui.

Para o evento de inauguração no Campus Palmeira, além do reitor do Ifal, Carlos Guedes, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Eunice Palmeira, e do diretor-geral do Campus Palmeira, Roberto Fernandes, devem comparecer a secretária nacional da Juventude, Emilly Coelho, e o senador da República por Alagoas Rodrigo Cunha.

O cronograma de atividades do Espaço 4.0 no Ifal prevê a inauguração dos laboratórios nas demais unidades contempladas, nos campi Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca e São Miguel dos Campos, até março de 2022.