Povos tradicionais de Palmeira dos Índios recebem ações do Instituto de Identificação nesta semana
Cerca de 120 Indígenas e quilombolas serão beneficiados com a emissão do RG
O Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Identificação iniciou uma série de ações em comunidades indígenas e quilombolas, e esta semana, a equipe itinerante do órgão da Perícia Oficial está levando o serviço de emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade para os povos tradicionais de Palmeiras dos Índios.
Cerca de 120 indígenas da Aldeia Xukuru Kariri do município de Palmeira serão atendidos durante esta semana. Os primeiros municípios contemplados com o projeto foram as comunidades quilombolas de Monteirópolis e de União dos Palmares.
Os moradores do Quilombo Paus Pretos, em Monteirópolis, foram atendidos na Casa do Cidadão do município de Olho D’Água das Flores. Durante dois dias, a equipe itinerante do Instituto de Identificação em parcerias com essas prefeituras atendeu mais de 60 quilombolas.
Em União dos Palmares, a equipe do Instituto de Identificação atendeu também 60 quilombolas da comunidade do Muquém. Patrimônio da memória afro-indígena do Brasil, o Muquém é a única comunidade remanescente do Quilombo de Palmares, em Alagoas.
Reconhecimento e respeito
O superintendente do órgão, Anízio Amorim, explicou que essas ações cumprem um papel social, de reconhecimento e de respeito aos povos e comunidades tradicionais em Alagoas. “Essa será mais uma vertente do Instituto de Identificação que vem no seu centenário realizando várias ações levando cidadania para o povo alagoano”, afirmou o Amorim.
Alagoas possui 70 comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente, e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões do estado. A expectativa do Instituto de Identificação é criar uma agenda positiva para garantir aos povos tracionais alagoanos, o direito de possuir principal documento de identidade do brasileiro, através de um atendimento digno.
Últimas notícias
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Mulher fica ferida após cair em riacho no Vale do Reginaldo, em Maceió
Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro em São Miguel dos Campos
Dudu Vaqueiro e Xamego de Menina animam segunda noite do São João do Povo
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
