Covid -19

Butantan apresenta novo pedido para vacinar crianças e adolescentes

Anvisa terá 30 dias para analisar solicitação; atualmente Coronavac só é aplicada em adultos no Brasil

Por iG Saúde 15/12/2021 21h09
Butantan apresenta novo pedido para vacinar crianças e adolescentes
Prédio do Instituto Butantan em São Paulo - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Butantan apresentou, nesta quarta-feira (15), um novo pedido para aplicar a vacina Coronavac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos . A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que informou ter recebido o pleito às 16h47, terá 30 dias para analisar a solicitação.

Esse é o segundo pedido apresentado pelo laboratório. O primeiro, registrado em julho, foi negado por conta da limitação de dados dos estudos apresentados naquele momento, segundo a Anvisa.

Até o momento, a vacina Coronavac está autorizada apenas para uso emergencial no Brasil , com aplicação em pessoas a partir dos 18 anos. Para incluir novos públicos na bula, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países.

Vacinação de adolescentes

Em território nacional, apenas a vacina da Pfizer tem permissão para ser aplicada em adolescentes a partir dos 12 anos. O laboratório também já solicitou autorização para vacinar crianças a partir dos cinco anos com o imunizante, mas aguarda resposta da Anvisa.