Enfermeiras concluem curso sobre planejamento reprodutivo e inserção do DIU, em Palmeira
O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL)

Na última sexta (4), cinco enfermeiras efetivas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios concluíram o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com Ênfase no Planejamento Reprodutivo e Sexual e na Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre TCU 30A. O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).
As enfermeiras Cristiane Ferreira (USF Boa Vista), Layana Tomé (USF Xucurus), Moniza Correia (USF Coruripe da Cal), Roberta Luna (USF Oásis 1) e Simone Ferraz (USF Salgada) finalizaram o curso com êxito e a próxima etapa será a capacitação na prática com o oferecimento de consulta de enfermagem ginecológica e inserção de DIU para as mulheres residentes no município.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, com alta taxa de efetividade e excelente custo e benefício. A mulher que faz uso desse métodos pode passar até 10 anos prevenindo a gravidez de forma efetiva, podendo trocar o dispositivo a cada 10 anos.
A previsão é de que essa próxima etapa aconteça em maio deste ano e as mulheres que desejarem utilizar este método devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e manifestar seu desejo.
“Foi uma semana intensa, de muito aprendizado, diálogo e conhecimento acerca dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. As enfermeiras agradecem às coordenações da Atenção Básica e Programa Saúde da Mulher, ao secretário de Saúde Jânio e ao prefeito Júlio Cezar, por terem abraçado a capacitação, afirmando o desejo de fortalecer a atenção primária à Saúde, oferecendo uma consulta de enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo e inserção do DIU, de forma qualificada, humanizada e dentro dos parâmetros legais”, disse Cristiane Ferreira, enfermeira da UBS Boa Vista.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
