Enfermeiras concluem curso sobre planejamento reprodutivo e inserção do DIU, em Palmeira
O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL)
Na última sexta (4), cinco enfermeiras efetivas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios concluíram o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com Ênfase no Planejamento Reprodutivo e Sexual e na Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre TCU 30A. O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).
As enfermeiras Cristiane Ferreira (USF Boa Vista), Layana Tomé (USF Xucurus), Moniza Correia (USF Coruripe da Cal), Roberta Luna (USF Oásis 1) e Simone Ferraz (USF Salgada) finalizaram o curso com êxito e a próxima etapa será a capacitação na prática com o oferecimento de consulta de enfermagem ginecológica e inserção de DIU para as mulheres residentes no município.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, com alta taxa de efetividade e excelente custo e benefício. A mulher que faz uso desse métodos pode passar até 10 anos prevenindo a gravidez de forma efetiva, podendo trocar o dispositivo a cada 10 anos.
A previsão é de que essa próxima etapa aconteça em maio deste ano e as mulheres que desejarem utilizar este método devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e manifestar seu desejo.
“Foi uma semana intensa, de muito aprendizado, diálogo e conhecimento acerca dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. As enfermeiras agradecem às coordenações da Atenção Básica e Programa Saúde da Mulher, ao secretário de Saúde Jânio e ao prefeito Júlio Cezar, por terem abraçado a capacitação, afirmando o desejo de fortalecer a atenção primária à Saúde, oferecendo uma consulta de enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo e inserção do DIU, de forma qualificada, humanizada e dentro dos parâmetros legais”, disse Cristiane Ferreira, enfermeira da UBS Boa Vista.
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
