Enfermeiras concluem curso sobre planejamento reprodutivo e inserção do DIU, em Palmeira
O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL)
Na última sexta (4), cinco enfermeiras efetivas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios concluíram o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com Ênfase no Planejamento Reprodutivo e Sexual e na Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre TCU 30A. O curso foi fornecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).
As enfermeiras Cristiane Ferreira (USF Boa Vista), Layana Tomé (USF Xucurus), Moniza Correia (USF Coruripe da Cal), Roberta Luna (USF Oásis 1) e Simone Ferraz (USF Salgada) finalizaram o curso com êxito e a próxima etapa será a capacitação na prática com o oferecimento de consulta de enfermagem ginecológica e inserção de DIU para as mulheres residentes no município.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, com alta taxa de efetividade e excelente custo e benefício. A mulher que faz uso desse métodos pode passar até 10 anos prevenindo a gravidez de forma efetiva, podendo trocar o dispositivo a cada 10 anos.
A previsão é de que essa próxima etapa aconteça em maio deste ano e as mulheres que desejarem utilizar este método devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e manifestar seu desejo.
“Foi uma semana intensa, de muito aprendizado, diálogo e conhecimento acerca dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. As enfermeiras agradecem às coordenações da Atenção Básica e Programa Saúde da Mulher, ao secretário de Saúde Jânio e ao prefeito Júlio Cezar, por terem abraçado a capacitação, afirmando o desejo de fortalecer a atenção primária à Saúde, oferecendo uma consulta de enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo e inserção do DIU, de forma qualificada, humanizada e dentro dos parâmetros legais”, disse Cristiane Ferreira, enfermeira da UBS Boa Vista.
Últimas notícias
Ciclone extratropical na costa do Brasil põe estados em alerta de perigo
Lula se reúne com advogado de Lulinha em meio a investigações da PF
Casa da Mulher une diagnóstico do câncer e acolhimento contra violência
Ifal Maragogi abre seleção para curso de extensão de Inteligência Artificial
Motorista é indiciado por morte de motociclista em acidente em Penedo
Suspeitos de tráfico fogem da polícia e abandonam revólver em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
