Covid -19

Dúvidas frequentes sobre a vacinação de crianças e adolescentes

2.054 crianças já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, em Palmeira

Por 7 segundos com assessoria com 7Segundos 25/02/2022 16h04 - Atualizado em 25/02/2022 17h05
Dúvidas frequentes sobre a vacinação de crianças e adolescentes
Campanha vacina crianças e adolescentes - Foto: Reprodução

No Brasil, Já são quase 10 milhões de doses de vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde e 2,9 milhões de crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante.

Em Palmeira dos Índios 6.804 crianças tem direito ao imunizante. Até a última quinta-feira (24), 2.054 pequenos já receberam a primeira dose, dados da Secretaria municipal de saúde (SMS). A vacinação acontece no São Bernardo Hotel, localizado no Centro da cidade.

Algumas dúvidas podem surgir no momento de levar os pequenos aos postos de vacinação.

A vacinação de crianças contra a Covid-19 é obrigatória?

Não. A inclusão das crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) ocorreu após amplo debate com a sociedade civil, especialistas, representantes de sociedades científicas e das mais diversas entidades públicas. As discussões chegaram ao consenso de que a vacinação não deveria ser compulsória. A recomendação está na Nota Técnica nº 2/2022, elaborada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid).

As crianças podem ser vacinadas sem a presença dos pais ou responsáveis?

Sim, desde que seja apresentado um termo de autorização dos pais ou responsáveis por escrito. No caso da presença dos responsáveis no ato da imunização, é dispensada a autorização.

A vacina é uma prova de amor, vacine já!