Hospital aplica vacina vencida contra hepatite B em 44 bebês de Sorocaba
Até a tarde desta quinta-feira (7), não havia relato de problemas de saúde decorrentes da falha; crianças estão sendo monitoradas

Funcionários de um hospital aplicaram doses de vacina contra a hepatite B fora do prazo de validade em 44 bebês, em Sorocaba, interior de São Paulo. A falha foi informada à Vigilância Sanitária municipal pela própria instituição, o Hospital Santa Lucinda, vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Conforme o hospital, as famílias foram procuradas e 40 delas já tinham sido localizadas. As crianças estão sendo monitoradas. Até a tarde desta quarta-feira (6), não havia relato de problemas de saúde decorrentes da falha.
Segundo o Santa Lucinda, o lote de vacinas foi bloqueado e a Vigilância Sanitária municipal foi notificada tão logo foi identificado que o lote estava fora do prazo.
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo informou que as vacinas de rotina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde dentro do prazo de validade e que as prefeituras são responsáveis pela distribuição e aplicação das doses no município, bem como pelo monitoramento em caso de eventos adversos.
Em nota, a prefeitura de Sorocaba informou que, assim que as vigilâncias epidemiológica e sanitária do município foram informadas, foram tomadas as providências e o caso está sendo acompanhado.
O calendário de vacinação do Ministério da Saúde para 2022 prevê uma dose da vacina contra a hepatite B para crianças ao nascer e depois, aos dois, quatro e seis meses, a imunização é completada com a vacina pentavalente. A vacina é a principal medida de prevenção contra essa doença. A infecção pelo vírus hepatite B causa inflamação do fígado e os recém-nascidos podem desenvolver sintomas como náuseas, vômitos, cansaço, icterícia e febre.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
