Cavalhada reúne atletas e apreciadores do esporte em Palmeira dos Índios
Evento resgata cultura e história da modalidade
Palmeira dos Índios realiza nesta sexta-feira 19, um grande espetáculo esportivo e também cultural do município: a cavalhada.. A festa voltará a ser realizada também neste sábado (20), a partir das 14h, no Largo da Linha Férrea..
Além a valorização cultural, os populares estão felizes com o evento, que envolve além de cultura, costume e união dos atletas.” “Estou muito feliz em apoiar a realização da cavalhada em Palmeira , em mais um resgate esportivo e cultural do município. É importante propagar esse evento, a história e o valor simbólico da cavalhada. O nosso povo merece ter mais essa atração cultural, que remonta o século VI e a batalha religiosa ocorrida na Idade Média. Professora Cristina Moreira da Uneal.
Sobre a Cavalhada
As cavalhadas são representações teatrais com base na tradição europeia da Idade Média, as mais importantes cavalhadas do Brasil ocorrem na cidade de Pirenópolis, em Goiás. No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa da região sul da França. A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França é o grande centro das cavalhadas.
Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. A nobreza é representada por reis, príncipes, embaixadores, além de elementos folclóricos, todos muito bem fantasiados com roupas de época. Os outros personagens mascarados representam o povo.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
