Eleições em Palmeira: 191 urnas e 707 mesários vão atender os eleitores no próximo domingo
As urnas eletrônicas já se encontram no cartório sob proteção da Guarda Civil Municipal
O cartório eleitoral de Palmeira dos Índios pertencente a 10ª zona eleitoral de Alagoas se prepara para as eleições no próximo domingo (2). As urnas eletrônicas já se encontram no cartório sob proteção da Guarda Civil Municipal. Ao todo serão 191 urnas disponíveis para o eleitor palmeirense.
Do total de urnas, 166 serão utilizadas nas seções eleitorais e 25 delas serão urnas de contingência que tem como finalidade substituir aquelas que apresentaram defeitos durante a votação. No ato da substituição, o flash card e o disquete de votação são transferidos da urna com defeito para essa urna, havendo dessa forma uma migração dos votos já registrados para a urna de contingência que é lacrada e passa a ser a urna da seção.
Com relação aos mesários, 707 pessoas foram convocadas para trabalhar na função. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Palmeira dos Índios, Carlos Henrique França, eles foram convocados e treinados com antecedência. “O processo eleitoral e a justiça vêm trabalhando há algum tempo, as cartas de convocação saíram em julho. Realizamos nove turmas de treinamento presencial e também foi disponibilizado um curso EAD, podendo o mesário ter a opção de estudar a distância,” destacou.
Segundo Carlos Henrique, não será necessário o reforço da segurança em Palmeira com tropas federais, como vai acontecer em algumas cidades do estado. “Em Palmeira a segurança vai ficar por conta da Polícia Militar com quem sempre trabalhamos, com a Policia Federal e a Polícia Civil,” disse ele.
O que é necessário para votar?
Quem já teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição. No entanto, eleitoras e eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico não precisam se preocupar. Todas as pessoas que estiverem com o título regular poderão votar normalmente, mesmo que não tenham biometria coletada pela Justiça Eleitoral.
Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Carteira de identidade;
Identidade social;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira de trabalho;
Carteira nacional de habilitação.
Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para votar.