Cidades

Equatorial Alagoas participa da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética e realiza blitz com estudantes da cidade de Maribondo

Competição é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica e tem como objetivo premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens do país

Por 7segundos 30/09/2022 07h07
Equatorial Alagoas participa da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética e realiza blitz com estudantes da cidade de Maribondo
A ação é uma das atividades programadas da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. - Foto: 7segundos

A Equatorial Alagoas realizou, nesta quarta-feira (28), uma blitz de eficiência energética na cidade de Maribondo, localizada no agreste alagoano. A ação é uma das atividades programadas da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), competição nacional que reúne várias instituições de ensino da rede pública e privada do país e que tem como principal objetivo premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens brasileiros.

Ao todo, cerca de 50 alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais de educação básica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Professora Eurides Costa participaram das atividades, que contaram com uma palestra sobre a importância do uso racional e eficiente da energia elétrica, além de ações de gamificação, com a realização de jogos interativos e lúdicos que testaram o conhecimento dos estudantes acerca do tema.

“Quero chegar muito longe na competição!”

O estudante Luiz Filipe era um dos mais animados e fez questão de participar do quizz promovido em sala de aula. Ele é um dos jovens maribondenses inscritos na ONEE 2022. “Eu quero chegar muito longe na competição. Aprendi muitas coisas hoje. Assim que chegar em casa vou ensinar os meus pais e dar dicas de como economizar energia”, resumiu.

Evitar deixar aparelhos eletrônicos ligados em modo standby, desligar o chuveiro elétrico durante o banho, acumular a maior quantidade possível de roupas e passá-las todas uma vez só, e apagar a luz do cômodo quando não tiver ninguém no ambiente foram alguns dos principais conhecimentos citados e adquiridos pelo aluno do 8º ano.

O professor e coordenador da Olimpíada em Alagoas, Demetrius Morilla, explicou que a cidade de Maribondo foi escolhida para a blitz devido alto número de inscritos. “Como educador, é muito gratificante trabalhar e estar envolvido em uma ação que vai transformar a vida das pessoas. Além dos alunos, os professores também estão bem engajados e motivados para a competição!”, disse.

Construindo uma nova geração de consumidores mais conscientes

O engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, destaca a importância da energia elétrica para a sociedade e o bem-estar das pessoas, e afirma que a competição é uma oportunidade de criar uma nova geração de consumidores mais conscientes. “Levar conhecimento sobre eficiência energética para as novas gerações é gratificante porque esses jovens se tornarão verdadeiros multiplicadores para a construção de um futuro mais sustentável”.

A 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.

Sobre a ONEE 2022

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

Professores e alunos de toda a área de concessão da Equatorial Alagoas podem se inscrever no certame até o dia 21 de outubro. Os interessados podem confirmar sua participação na disputa por meio do site https://onee.org.br/olimpiada. Mais informações também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 606 9130. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas.