Dinheiro esquecido: muitos palmeirenses recebem links fraudulentos e deixam de procurar por valores no Banco Central
Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o Banco Central
Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começaram nesta terça-feira (7), às 10h da manhã, pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil.
Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC. A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28).
O 7segundos foi às ruas de Palmeira dos Índios para saber se os palmeirenses já conseguiram sacar algum valor disponível no Banco Central e constatou que muitas pessoas estão recebendo links fraudulentos pelo whatsapp. Com medo e por falta de informação por não saber o site correto para a consulta do dinheiro, muitos estão deixando de verificar se há algum valor esquecido para receber.
É o caso do Fábio Pereira que é mototaxista.“Me enviaram links mas não abri pensando ser golpe, mas agora vou procurar melhor sobre o assunto pra saber se eu tenho algum valor, já ouvi algumas pessoas relatarem que tiraram apenas centavos e outras que tiraram até dois mil reais”, disse ele.
O Vitor Wallames também recebeu os links falsos. “Eu recebi algumas postagens, mas não tinha certeza da veracidade porque as vezes é vírus,” relatou. Porém até agora ele não procurou o site do Banco Central para pesquisar se há algum valor constando no CPF dele.
Já o Mikeias Lemos é vendedor em uma loja de roupas e nem ao menos estava sabendo da possibilidade de ter esse sistema de dinheiro a receber. “Eu não estava sabendo desse dinheiro a receber, agora vou me informar melhor," disse ele.