Cidades

Nova motobomba reserva reforça segurança hídrica de Palmeira dos Índios

Equipamento foi instalado no Sistema Carangueja, nessa quarta-feira (15)

Por 7segundos 17/03/2023 10h10
Nova motobomba reserva reforça segurança hídrica de Palmeira dos Índios
Essa estrutura bombeia água bruta para a estação de tratamento de água (ETA) Palmeira dos Índios, do Sistema Carangueja. - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) segue trabalhando para garantir segurança hídrica à população dos municípios onde atua. Nessa quarta-feira (15), equipe técnica da Empresa instalou um conjunto motobomba novo na elevatória de Quebrangulo. Essa estrutura bombeia água bruta para a estação de tratamento de água (ETA) Palmeira dos Índios, do Sistema Carangueja.

Segundo explicou Gileno Marques Luz, coordenador Operacional da Superintendência do Agreste e Sertão (SAS), da Casal, “o equipamento que instalamos é o que o corpo técnico chama de ‘reserva quente’, isto é, uma motobomba que pode ser ativada de imediato caso o maquinário titular apresente defeito”. O coordenador acrescentou que, “nessas ocasiões, a ‘reserva quente’ entra em ação e garante que o abastecimento de Palmeira dos Índios siga regular enquanto os itens defeituosos passam por manutenção”.

A instalação da motobomba foi realizada durante a manutenção programada do Sistema Carangueja de ontem (15), mas, para que esse trabalho fosse possível, colaboradores da Companhia precisaram antes efetuar obras de alvenaria e de recuperação da base que suporta o maquinário. O resultado é que a estação elevatória do Sistema Carangueja agora conta com três motobombas de 300CV (cavalos-vapor) à disposição 24 horas por dia, ficando duas delas sempre ativas.

“O nosso objetivo é garantir que a estação siga sempre bombeando seus 640 metros cúbicos por hora, que essa água bruta seja toda tratada e disponibilizada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão, que faz a distribuição aos moradores de Palmeira dos Índios, sem deixar ninguém com carência”, concluiu Gileno.