Polícia

Fraude em sítio de Maravilha desviava 10 caminhões-pipa por dia, denuncia Águas do Sertão

Esse foi um dos casos descobertos pela equipe de fiscalização da Águas do Sertão

Por 7Segundos com assessoria 19/10/2023 17h05
Fraude em sítio de Maravilha desviava 10 caminhões-pipa por dia, denuncia Águas do Sertão
Propriedade fica localizada na região denominada Sítio Baixa dos Morais - Foto: Reprodução/Assessoria

Uma fraude que permitia ao dono de um sítio da zona rural de Maravilha, no Sertão alagoano, encher cerca de 10 caminhões-pipa por dia, cada um deles com capacidade para 10.000 litros, sem que o hidrômetro da propriedade registrasse o consumo de uma gota d’água. Esse foi um dos casos descobertos pela equipe de fiscalização da Águas do Sertão durante a nova etapa do projeto #VamosJuntos, que está percorrendo diversos municípios atendidos pela concessionária.

Na propriedade, localizada na região denominada Sítio Baixa dos Morais, por onde passa a rede principal de distribuição de água entre os municípios de Maravilha e Ouro Branco, as equipes encontraram também veículos pequenos adaptados para o transporte e venda de água realizando abastecimento na área afetada pelo furto. Após o flagrante, um Termo de Ocorrência de Infração (TOI) foi aplicado, além de uma multa de R$ 1289 mais 12 vezes o consumo retroativo mínimo da categoria, além de outras consequências penais, já que o desvio é considerado crime no Brasil, enquadrado como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

“Essa prática ilegal impacta diretamente o abastecimento regular da região, prejudicando a população e comprometendo a disponibilidade de água”, afirma o diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto. “É fundamental que a comunidade esteja ciente da importância de denunciar casos de furto de água, contribuindo para a solução desses problemas”, completa.

Campanha de autodenúncia

Além de ressaltar a importância do apoio da população às denúncias de irregularidades, a concessionária reforça ainda outra campanha, dessa vez voltada para a “autodenúncia”. Clientes que tenham conhecimento de alguma irregularidade nas ligações de água em seus imóveis terão uma oportunidade de regularizar a situação sem ter que pagar multa. Basta entrar em contato previamente pelo atendimento 0800 000 2122 (por telefone ou Whatsapp) para solicitar a regularização da ligação de água sem custos. “Esta é uma ótima chance de se preparar para intensificação das fiscalizações que já estão sendo realizadas em todas as cidades atendidas”, explica Hercules. Desde que a concessionária iniciou sua operação, em setembro de 2022, mais de 850 fraudes já foram identificadas e removidas.