Direitos Humanos

Polícia Civil e Ufal lançam Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero

Lançamento de projeto fortalece parceria para combater a violência doméstica em Alagoas

Por 7Segundos com assessoria 31/10/2023 16h04
Polícia Civil e Ufal lançam Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero
A parceria entre a Ufal e a Polícia Civil promete trazer avanços na proteção e defesa dos direitos das mulheres - Foto: Reprodução/Assessoria

O Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero (OAIG) foi lançado nesta terça-feira (31), em reunião realizada na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. O Observatório nasce de uma parceria entre a instituição policial e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a assinatura de um termo de cooperação mútua, com objetivo de criar medidas eficazes para o enfrentamento do problema da violência doméstica contra a mulher.

O encontro teve a presença do delegado-geral Gustavo Xavier, que enfatizou a importância da parceria e o impacto positivo que ela trará para a comunidade alagoana. Ressaltou ainda a relevância da iniciativa, afirmando que "a criação desse observatório é um marco significativo na luta contra a violência de gênero em Alagoas."

A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), também abordou a necessidade de ações como essa para chamar a atenção para os casos de violência contra a mulher. Ela destacou a importância de unir forças entre a academia e as autoridades policiais para desenvolver estratégias e políticas eficazes de combate a esse problema.

O Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero (OAIG) surge como uma iniciativa que visa não apenas aumentar a conscientização, mas também efetivamente combater a violência doméstica contra as mulheres no Estado. A parceria entre a Ufal e a Polícia Civil promete trazer avanços na proteção e defesa dos direitos das mulheres.

A reunião contou com a participação ainda do delegado Daniel Mayer (Assessor do Delegado-Geral), das professoras e pesquisadoras da Ufal Elaine Pimentel, Marli Araújo e Andrea Pacheco, que representaram o reitor da Universidade, Josealdo Tonholo. A fundadora do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM-AL), Paula Lopes, também marcou presença, juntamente com Edamara Araújo, da Comissão Especial da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e a vereadora Teca Nelma.