Polícia Civil e Ufal lançam Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero
Lançamento de projeto fortalece parceria para combater a violência doméstica em Alagoas
O Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero (OAIG) foi lançado nesta terça-feira (31), em reunião realizada na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. O Observatório nasce de uma parceria entre a instituição policial e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a assinatura de um termo de cooperação mútua, com objetivo de criar medidas eficazes para o enfrentamento do problema da violência doméstica contra a mulher.
O encontro teve a presença do delegado-geral Gustavo Xavier, que enfatizou a importância da parceria e o impacto positivo que ela trará para a comunidade alagoana. Ressaltou ainda a relevância da iniciativa, afirmando que "a criação desse observatório é um marco significativo na luta contra a violência de gênero em Alagoas."
A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), também abordou a necessidade de ações como essa para chamar a atenção para os casos de violência contra a mulher. Ela destacou a importância de unir forças entre a academia e as autoridades policiais para desenvolver estratégias e políticas eficazes de combate a esse problema.
O Observatório Alagoano de Igualdade de Gênero (OAIG) surge como uma iniciativa que visa não apenas aumentar a conscientização, mas também efetivamente combater a violência doméstica contra as mulheres no Estado. A parceria entre a Ufal e a Polícia Civil promete trazer avanços na proteção e defesa dos direitos das mulheres.
A reunião contou com a participação ainda do delegado Daniel Mayer (Assessor do Delegado-Geral), das professoras e pesquisadoras da Ufal Elaine Pimentel, Marli Araújo e Andrea Pacheco, que representaram o reitor da Universidade, Josealdo Tonholo. A fundadora do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM-AL), Paula Lopes, também marcou presença, juntamente com Edamara Araújo, da Comissão Especial da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e a vereadora Teca Nelma.
Últimas notícias
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Ceia de Natal pode custar até o dobro em Arapiraca, aponta pesquisa do Procon
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
