Alagoas

Tarifas de transportes intermunicipais sofrem reajuste em Alagoas a partir de 8 de dezembro

Confira os novos valores!

Por 7Segundos 09/11/2023 06h06 - Atualizado em 09/11/2023 07h07
Tarifas de transportes intermunicipais sofrem reajuste em Alagoas a partir de 8 de dezembro
Transporte complementar de passageiros - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) autorizou o reajuste nas tarifas dos transportes intermunicipais, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (8). Os novos valores entrarão em vigor a partir do dia 8 de dezembro, impactando diretamente os usuários do transporte convencional, ônibus e transporte complementar (vans).

De acordo com a Arsal, o último reajuste nas tarifas ocorreu em 8 de agosto de 2019, com um aumento de 7,27% - apesar de muitos donos de veículos terem reajustado irregularmente os valores neste período, conforme denúncia publicada pelo Portal 7Segundos. -  No entanto, nos anos seguintes, a pandemia da Covid-19 impediu novos ajustes nos valores, resultando em uma estagnação tarifária.

Os reajustes agora anunciados implicam em mudanças significativas nos custos de deslocamento, afetando principalmente quem utiliza o transporte convencional e complementar da capital para a região metropolitana, englobando municípios como Rio Largo, Marechal Deodoro e Satuba. Com base no último ajuste, os valores dessas rotas aumentaram em torno de 40%, representando um acréscimo de aproximadamente R$2,00.

A Arsal justifica a medida como essencial para a manutenção e melhoria dos serviços de transporte intermunicipal, citando custos operacionais e investimentos em infraestrutura como fatores determinantes. A agência ressalta o compromisso em monitorar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas concessionárias.

Confira os novos valores, clicando aqui (Página 91)!