Reforma Tributária: veja como votaram os deputados federais alagoanos
Maioria votou pela aprovação da matéria
A Câmara dos Deputados selou um momento histórica ao aprovar, em segundo turno, nesta sexta-feira (15), a reforma tributária. A matéria, que integra cinco impostos sobre consumo, coloca o Brasil no grupo de nações que adotam o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Com essa decisão, a proposta agora se encontra à beira da promulgação.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obteve aprovação no primeiro turno com 371 votos a favor e 121 contra. Embora tenha alcançado uma ampla vantagem em relação aos 308 votos necessários para alterações constitucionais, esse placar foi inferior ao registrado na primeira votação da Câmara, em julho, que foi de 382 a 118.
Aproximadamente quatro horas depois, o texto-base foi aprovado no segundo turno pelo plenário, com 365 votos a favor e 118 contra. Ainda estão previstos destaques que podem levar a modificações no conteúdo da proposta.
Veja como votaram os deputados federais de Alagoas:
Arthur Lira (PP) - Não vota por ser presidente da Câmara
Alfredo Gaspar (União) - Não
Daniel Barbosa (PP) - Sim
Del. Fábio Costa (PP) - Não
Isnaldo Bulhões (MDB) - Sim
Luciano Amaral (PV) - Sim
Marx Beltrão (PP) - Sim
Paulão (PT) - Sim
Rafael Brito (MDB) - Sim
Entre os 20 partidos representados na Câmara dos Deputados, ao lado do PT, oito partidos alinharam-se com o governo, responsável por encaminhar a proposta ao Congresso, e todos os seus parlamentares votaram a favor da reforma tributária.
Esse alinhamento unificado da base governista somou 125 votos, quase um terço de todos os votos recebidos pela PEC no primeiro turno. Por outro lado, apenas o Partido Liberal (PL) e o Novo viram a maioria de seus parlamentares votando contra a proposta. Mesmo assim, o PL teve 16 de seus deputados votando a favor da reforma no primeiro turno.
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
