Política

Reforma Tributária: veja como votaram os deputados federais alagoanos

Maioria votou pela aprovação da matéria

Por 7Segundos 16/12/2023 09h09
Reforma Tributária: veja como votaram os deputados federais alagoanos
Câmara dos Deputados - Foto: 20/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados selou um momento histórica ao aprovar, em segundo turno, nesta sexta-feira (15), a reforma tributária. A matéria, que integra cinco impostos sobre consumo, coloca o Brasil no grupo de nações que adotam o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Com essa decisão, a proposta agora se encontra à beira da promulgação.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obteve aprovação no primeiro turno com 371 votos a favor e 121 contra. Embora tenha alcançado uma ampla vantagem em relação aos 308 votos necessários para alterações constitucionais, esse placar foi inferior ao registrado na primeira votação da Câmara, em julho, que foi de 382 a 118.

Aproximadamente quatro horas depois, o texto-base foi aprovado no segundo turno pelo plenário, com 365 votos a favor e 118 contra. Ainda estão previstos destaques que podem levar a modificações no conteúdo da proposta.

Veja como votaram os deputados federais de Alagoas:

Arthur Lira (PP) - Não vota por ser presidente da Câmara
Alfredo Gaspar (União) - Não
Daniel Barbosa (PP) - Sim
Del. Fábio Costa (PP) - Não
Isnaldo Bulhões (MDB) - Sim
Luciano Amaral (PV) - Sim
Marx Beltrão (PP) - Sim
Paulão (PT) - Sim
Rafael Brito (MDB) - Sim

Entre os 20 partidos representados na Câmara dos Deputados, ao lado do PT, oito partidos alinharam-se com o governo, responsável por encaminhar a proposta ao Congresso, e todos os seus parlamentares votaram a favor da reforma tributária.

Esse alinhamento unificado da base governista somou 125 votos, quase um terço de todos os votos recebidos pela PEC no primeiro turno. Por outro lado, apenas o Partido Liberal (PL) e o Novo viram a maioria de seus parlamentares votando contra a proposta. Mesmo assim, o PL teve 16 de seus deputados votando a favor da reforma no primeiro turno.