Cidadania

[Vídeo] Mãe denuncia exclusão de filho com autismo de festividades em escola de Minador do Negrão

Segundo a mãe, a escola não a comunicou sobre as apresentações que ocorreram durante esta semana em sala de aula

Por 7Segundos 29/06/2024 16h04 - Atualizado em 29/06/2024 16h04
[Vídeo] Mãe denuncia exclusão de filho com autismo de festividades em escola de Minador do Negrão
Joelma fez a denúncia em tom de desabafo em suas redes sociais - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A mãe de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que se identificou com Joelma de Paula Souza, utilizou as redes sociais para postar um vídeo, em tom de desabafo, denunciando a exclusão de seu filho, Ian Matheus, das festividades juninas da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, onde a criança estuda, na cidade de Minador do Negrão, Sertão de Alagoas.

Segundo a mãe de Ian, ela não foi comunicada sobre as apresentações que ocorreram durante esta semana com as turmas da escola, mas disse que viu nas redes sociais que a sala dele fez as apresentações e por esse motivo, sentiu que seu filho foi excluído das festividades de sala de aula.

"O Ian, ele é autista, mas ele não pode ser tratado como uma criança doente, ele é para ser tratado com as outras crianças, então eu queria saber por que eu não fui comunicada sobre os festejos juninos que teve na salina dele, quadrilhas que teve, né, porque com eu não fui comunicada, não sabia que ia ter a apresentação" 

Joelma afirma que trata-se de um desabafo de mãe, que não pretende prejudicar ninguém, mas não pode se omitir diante da mágoa que sentiu pelo episódio.

Ela disse ainda que se sentiu que entrou em contato com a direção da escola e simplesmente, segundo ela, não teve retorno por parte da unidade de ensino.

Joelma afirma ainda que chegou a ser bloqueada ao tentar buscar explicações sobre ocorrido.

"Fui bloqueada, não atenderam as ligações, é um assunto meio chato da gente ficar falando sempre, mas eu vi que a escola postou um "esclarecimento", mas um esclarecimento que na verdade não teve ainda porque eles só ouviram o lado das professoras, não ouvira ainda o lado da mãe, o lado de pai, não ouviram ainda", disse.

Segundo outras informações sobre o caso, na próxima segunda-feira (01) Joelma vai participar de uma reunião com a secretaria de educação do município e a direção da escola, para esclarecer o ocorrido.

O espaço do 7Segundos está aberto para que a direção da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, em Minador do Negrão, ou a secretaria de educação do município se manifeste sobre o caso. 

Assista ao vídeo logo abaixo: