Saúde

Governo de Alagoas inaugura Hospital Regional de Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (19)

A unidade ampliará a assistência hospitalar de média e alta complexidade na 8ª Região de Saúde

Por 7Segundos, com Assessoria 18/12/2025 13h01 - Atualizado em 18/12/2025 13h01
Governo de Alagoas inaugura Hospital Regional de Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (19)
O Hospital Regional de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, será inaugurado nesta sexta-feira - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas inaugura, nesta sexta-feira (19), às 16h30, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), construído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A nova unidade, localizada às margens da BR-316, no bairro Juca Sampaio, passa a atender a população da 8ª Região de Saúde, beneficiando 152.559 habitantes do Agreste e Sertão alagoano.

Isso porque, além de Palmeira dos Índios, onde foi construído, o HRPI vai beneficiar os moradores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci e Maribondo. Também serão beneficiados os habitantes de Minador do Negrão e Tanque D’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

A unidade hospitalar recebeu investimento da ordem de R$ 88.416.734,97, provenientes do Tesouro Estadual. Para a compra de equipamentos, foram aplicados R$ 20.012.596,75, oriundos de fontes estaduais e federais. O conjunto de investimentos vai garantir estrutura moderna, fluxos assistenciais qualificados e equipamentos de alta tecnologia.

Estrutura Física


Com área construída de 10.500 m², o HRPI conta com dois pavimentos, 115 leitos de internação e 25 leitos de passagem. A estrutura foi planejada para ofertar serviços nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia, além de leitos de UTI Adulto e UTI Cirúrgica, bem como, de saúde mental, que será o diferencial da unidade e um marco para a região.

O hospital também disponibilizará 24 leitos destinados à Terapia Renal Substitutiva, fortalecendo a assistência a pacientes renais na região. Com isso, os moradores na 8ª Região de Saúde que apresentarem problemas renais crônicos e, necessitarem realizar hemodiálise, serão atendidos pela unidade.

Fomento à Economia


Durante o período de execução das obras, iniciadas em novembro de 2023, foram gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a movimentação econômica local. Com a entrega, o HRPI passa a integrar um conjunto de unidades construídas pelo Governo de Alagoas nos últimos anos.

Isso porque, além do novo hospital de Palmeira dos Índios, a Sesau já conta com o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Deste modo, a Sesau contribui para regionalizar a assistência à saúde à população alagoana.

De acordo com o governador Paulo Dantas, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios representa um avanço decisivo na consolidação da Rede Pública de Saúde em Alagoas.

“A entrega desta unidade representa um avanço na regionalização e na ampliação do acesso a serviços essenciais do SUS. Trata-se de um equipamento moderno, planejado para responder às demandas da 8ª Região de Saúde e integrar, de forma eficiente, toda a rede hospitalar estadual”, enfatizou.