Governo de Alagoas inaugura Hospital Regional de Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (19)
A unidade ampliará a assistência hospitalar de média e alta complexidade na 8ª Região de Saúde
O Governo de Alagoas inaugura, nesta sexta-feira (19), às 16h30, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), construído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A nova unidade, localizada às margens da BR-316, no bairro Juca Sampaio, passa a atender a população da 8ª Região de Saúde, beneficiando 152.559 habitantes do Agreste e Sertão alagoano.
Isso porque, além de Palmeira dos Índios, onde foi construído, o HRPI vai beneficiar os moradores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci e Maribondo. Também serão beneficiados os habitantes de Minador do Negrão e Tanque D’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.
A unidade hospitalar recebeu investimento da ordem de R$ 88.416.734,97, provenientes do Tesouro Estadual. Para a compra de equipamentos, foram aplicados R$ 20.012.596,75, oriundos de fontes estaduais e federais. O conjunto de investimentos vai garantir estrutura moderna, fluxos assistenciais qualificados e equipamentos de alta tecnologia.
Estrutura Física
Com área construída de 10.500 m², o HRPI conta com dois pavimentos, 115 leitos de internação e 25 leitos de passagem. A estrutura foi planejada para ofertar serviços nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia, além de leitos de UTI Adulto e UTI Cirúrgica, bem como, de saúde mental, que será o diferencial da unidade e um marco para a região.
O hospital também disponibilizará 24 leitos destinados à Terapia Renal Substitutiva, fortalecendo a assistência a pacientes renais na região. Com isso, os moradores na 8ª Região de Saúde que apresentarem problemas renais crônicos e, necessitarem realizar hemodiálise, serão atendidos pela unidade.
Fomento à Economia
Durante o período de execução das obras, iniciadas em novembro de 2023, foram gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a movimentação econômica local. Com a entrega, o HRPI passa a integrar um conjunto de unidades construídas pelo Governo de Alagoas nos últimos anos.
Isso porque, além do novo hospital de Palmeira dos Índios, a Sesau já conta com o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Deste modo, a Sesau contribui para regionalizar a assistência à saúde à população alagoana.
De acordo com o governador Paulo Dantas, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios representa um avanço decisivo na consolidação da Rede Pública de Saúde em Alagoas.
“A entrega desta unidade representa um avanço na regionalização e na ampliação do acesso a serviços essenciais do SUS. Trata-se de um equipamento moderno, planejado para responder às demandas da 8ª Região de Saúde e integrar, de forma eficiente, toda a rede hospitalar estadual”, enfatizou.
Últimas notícias
Moraes envia à PGR laudo de que Bolsonaro violou tornozeleira
Lula rebate ataque de Zezé Di Camargo ao SBT: “Cretinice”
Fraude no INSS: “Se tiver filho nisso, ele será investigado”, diz Lula
Corpo é achado boiando em praia do Litoral Norte de Maceió
Casa da Mulher Alagoana funcionará 24h durante o recesso do Judiciário
Semed orienta responsáveis sobre matrículas de crianças alocadas nos novos Gigantinhos
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
