Governo de Alagoas inaugura Hospital Regional de Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (19)
A unidade ampliará a assistência hospitalar de média e alta complexidade na 8ª Região de Saúde
O Governo de Alagoas inaugura, nesta sexta-feira (19), às 16h30, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), construído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A nova unidade, localizada às margens da BR-316, no bairro Juca Sampaio, passa a atender a população da 8ª Região de Saúde, beneficiando 152.559 habitantes do Agreste e Sertão alagoano.
Isso porque, além de Palmeira dos Índios, onde foi construído, o HRPI vai beneficiar os moradores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci e Maribondo. Também serão beneficiados os habitantes de Minador do Negrão e Tanque D’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.
A unidade hospitalar recebeu investimento da ordem de R$ 88.416.734,97, provenientes do Tesouro Estadual. Para a compra de equipamentos, foram aplicados R$ 20.012.596,75, oriundos de fontes estaduais e federais. O conjunto de investimentos vai garantir estrutura moderna, fluxos assistenciais qualificados e equipamentos de alta tecnologia.
Estrutura Física
Com área construída de 10.500 m², o HRPI conta com dois pavimentos, 115 leitos de internação e 25 leitos de passagem. A estrutura foi planejada para ofertar serviços nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia, além de leitos de UTI Adulto e UTI Cirúrgica, bem como, de saúde mental, que será o diferencial da unidade e um marco para a região.
O hospital também disponibilizará 24 leitos destinados à Terapia Renal Substitutiva, fortalecendo a assistência a pacientes renais na região. Com isso, os moradores na 8ª Região de Saúde que apresentarem problemas renais crônicos e, necessitarem realizar hemodiálise, serão atendidos pela unidade.
Fomento à Economia
Durante o período de execução das obras, iniciadas em novembro de 2023, foram gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a movimentação econômica local. Com a entrega, o HRPI passa a integrar um conjunto de unidades construídas pelo Governo de Alagoas nos últimos anos.
Isso porque, além do novo hospital de Palmeira dos Índios, a Sesau já conta com o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Deste modo, a Sesau contribui para regionalizar a assistência à saúde à população alagoana.
De acordo com o governador Paulo Dantas, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios representa um avanço decisivo na consolidação da Rede Pública de Saúde em Alagoas.
“A entrega desta unidade representa um avanço na regionalização e na ampliação do acesso a serviços essenciais do SUS. Trata-se de um equipamento moderno, planejado para responder às demandas da 8ª Região de Saúde e integrar, de forma eficiente, toda a rede hospitalar estadual”, enfatizou.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
