Acidentes

Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia rede de assistência com novos leitos de saúde mental

Nova unidade vai aumentar acesso e cobertura psicossocial para a 8ª Região de Saúde

Por 7segundos com assessoria 23/12/2025 16h04 - Atualizado em 23/12/2025 16h04
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia rede de assistência com novos leitos de saúde mental
Nova unidade vai aumentar acesso e cobertura psicossocial para a 8ª Região de Saúde - Foto: Reprodução


O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e que foi inaugurado na sexta-feira (19), vai ajudar na expansão do atendimento psicossocial no interior de Alagoas. A nova unidade conta com 10 leitos de saúde mental, voltados ao cuidado de pessoas em crise e para internações breves, com toda a segurança clínica e garantia de direitos aos pacientes.


Com essa ampliação na oferta de leitos, o Estado busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e consolidar a política antimanicomial. A iniciativa está alinhada à Portaria GM/MS nº 148/2012, que define normas de funcionamento e habilitação do componente hospitalar da RAPS, incluindo parâmetros para leitos em hospital geral e incentivos para custeio e investimento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Emanuel Barbosa, o cuidado integral e inclusivo solidifica o projeto de reforma psiquiátrica comprometido, alinhado às diretrizes federais, que acolhe o cidadão no momento em que ele mais precisa, com suporte clínico de ponta.

"Os leitos de saúde mental elevam a nossa rede de assistência a um novo patamar de humanização. Estamos vivendo um momento histórico para a saúde do estado. É um avanço que demonstra o compromisso do Governo Paulo Dantas em cumprir o dever ético da reforma psiquiátrica. Ao integrarmos o cuidado mental dentro do Hospital Regional de Palmeira dos Índios, estamos combatendo o estigma e garantindo que o paciente em crise receba um atendimento digno, seguro e, acima de tudo, pautado na liberdade e nos direitos humanos", afirmou.

O secretário-executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, ressaltou o empenho da Sesau para ampliar a oferta de atendimento psicossocial, assim como destacou que o estado avança na perspectiva da regionalização.

"Essa medida fortalece a rede de atenção psicossocial e alinha exatamente com a política antimanicomial. É uma ação do Governo Paulo Dantas para promover cada vez mais saúde mental a todo o estado de Alagoas. É um marco no que se refere à saúde mental. Alagoas está aproximando o cuidado de quem precisa e reduzindo deslocamentos e barreiras. Hoje, nossa rede conta com portas de entrada qualificadas, cuidado contínuo, sempre com dignidade e direitos", disse.

Fortalecimento da rede

O Estado vem fortalecendo o componente hospitalar da RAPS com entregas contínuas e planejadas. Durante 2025, a Sesau duplicou a capacidade da ala de atenção psicossocial do Hospital Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo.

Além disso, foram implantados leitos de saúde mental infantil no Hospital da Criança, em Maceió, uma resposta inédita e fundamental para proteger crianças e pré-adolescentes em sofrimento psíquico com cuidado especializado e humanizado.

HRPI

Com capacidade total de 174 leitos, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) vai beneficiar mais de 152 mil habitantes do Agreste e Sertão. Além de Palmeira dos Índios, o equipamento vai assistir os moradores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade. 

Construída pela Sesau com o investimento de mais de R$ 100 milhões, a nova unidade hospitalar fica localizada às margens da BR-316, no bairro Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. O HRPI foi construído numa área de 10.500 m² e o prédio conta com dois pavimentos.