Quilombo da Tabacaria será o primeiro a conquistar tombamento constitucional em Alagoas
De acordo com o historiador do Iphan, Maicon Fernando Marcante, a Tabacaria poderá se tornar o primeiro quilombo tombado constitucionalmente em Alagoas
A comunidade quilombola da Tabacaria, em Palmeira dos Índios, recebe nesta sexta-feira (22) uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas para uma agenda histórica de reconhecimento e preservação cultural.
Durante todo o dia, os pesquisadores irão realizar oficinas, conversas com a comunidade e o levantamento das referências culturais da localidade, etapa fundamental para o processo de tombamento constitucional do quilombo.
De acordo com o historiador do Iphan, Maicon Fernando Marcante, a Tabacaria poderá se tornar o primeiro quilombo tombado constitucionalmente em Alagoas “Esse trabalho busca o tombamento constitucional do quilombo, que deverá ser o primeiro dessa modalidade em Alagoas. Temos, desde a década de 1980, o tombamento do patrimônio de matriz africana da Serra da Barriga, mas o tombamento constitucional de um quilombo será o primeiro no estado”, explicou Maicon.
A prefeita Tia Júlia destacou a importância do momento e já mobilizou equipes da Prefeitura para acompanhar a visita técnica. “Estamos acompanhando esse momento histórico para a Tabacaria e para Palmeira dos Índios. É o reconhecimento da identidade, da memória e da resistência do povo quilombola”, afirmou a prefeita.
Últimas notícias
TRE-AL mantém Instagram de Renan Filho no ar, mas determina remoção de vídeo
Justiça suspende rádios e perfis em ação que apura favorecimento eleitoral
Iniciativas pioneiras mudam comunidades e ampliam oportunidades em Maceió
Homem é preso após agredir e ameaçar de morte mãe e irmã em Palmeira dos Índios
Filho embriagado é preso suspeito de agredir a mãe em Maribondo
Homem é executado a tiros na Grota Vale da Esperança, no Antares
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
