Violência contra idosos cresce 23% em Alagoas e ultrapassa 5,5 mil casos
Dados do IBGE mostram que Alagoas possui atualmente mais de 400 mil idosos
O número de violações contra pessoas idosas em Alagoas cresceu 23,22% no primeiro semestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e apontam 5.598 registros de violações entre janeiro e junho deste ano, contra 4.543 em 2025.
Apesar da alta quantidade de ocorrências, apenas 590 denúncias foram formalizadas junto à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, responsável pelo Disque 100.
Os registros incluem qualquer ato que atente contra os direitos humanos da pessoa idosa, como maus-tratos, abandono, violência física, psicológica, patrimonial, financeira, sexual e negligência.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Maceió, Ma. Keler Mendes, denunciar é fundamental para interromper o ciclo de violência e garantir proteção às vítimas.
“Além de responsabilizar os agressores, a denúncia permite que a vítima tenha acesso à assistência jurídica, atendimento psicológico e demais serviços de proteção”, destaca.
Dados do IBGE mostram que Alagoas possui atualmente mais de 400 mil idosos, refletindo o envelhecimento da população e aumentando a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção dessa parcela da sociedade.
As denúncias podem ser realizadas gratuitamente pelo Disque 100, disponível 24 horas por dia.
Últimas notícias
Bebê com doença rara conhece o mar pela primeira vez em Fortaleza
Homem é preso em Joaquim Gomes durante cumprimento de mandado na zona rural
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
